POLÍTICA

Informe da Redação

Moro e Ratinho?

Brasil, Cascavel e Paraná - Com aprovação acima dos 80%, o governador Ratinho Junior (PSD) se consolida como peça-chave na eleição de 2026. Seu apoio é cobiçado por pré-candidatos ao Palácio Iguaçu, inclusive fora do próprio partido, como o senador Sergio Moro (União Brasil), que acenou publicamente por uma aliança. Nos bastidores, a possível candidatura presidencial de Ratinho também ganha força, com movimentações estratégicas e reforço de profissionais de fora do estado.

Sucessão no radar

A sucessão de Ratinho Junior já movimenta o cenário político paranaense. No PSD, a disputa interna envolve nomes como Alexandre Curi, Guto Silva e Rafael Greca. Embora Ratinho Junior tenha sinalizado que seu sucessor sairá do partido, a aproximação com Sergio Moro é vista com atenção e certa desconfiança por aliados, especialmente após o senador convocar audiência sobre a privatização da Celepar.

Cartórios

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, acionou o STF contra a Lei estadual 21.795/2023, que reestrutura cartórios em cidades pequenas e médias do Paraná. A norma prevê a extinção de serventias vagas e a centralização dos serviços em unidades mais antigas nas comarcas de entrância inicial e intermediária. O caso será analisado na ADI 7843, sob relatoria do ministro André Mendonça.

Anistia adiada

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, (União Brasil), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), decidiram congelar momentaneamente o projeto para anistiar ou reduzir drasticamente as penas dos acusados e condenados pelo 8 de Janeiro e por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada por causa da imposição dos EUA de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto de 2025.

Isenção IR

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e o relator do projeto que amplia a isenção de Imposto de Renda até R$ 5.000, deputado Arthur Lira (PP), já decidiram que o relatório será votado em comissão especial da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (16). Porém, a análise em plenário só deve ocorrer em agosto, em data ainda incerta.

Bônus Itaipu

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) homologou o repasse de R$ 883 milhões em descontos na conta de luz dos consumidores, referentes a bônus da energia de Itaipu neste ano. O crédito será aplicado automaticamente pelas distribuidoras nas contas de luz emitidas de 1º a 31 de agosto, a consumidores residenciais e rurais que tenham registrado consumo mensal inferior a 350 kWh (quilowatts-hora) em pelo menos 1 mês.