Política

Informe da Redação

Homenagem Tolentino

Brasil - A Câmara de Cascavel entrega na próxima semana, o título de cidadão honorário ao ex-prefeito de Cascavel, Fidelcino Tolentino. Proposto pelo presidente da Casa, Tiago Almeida e pelo vereador Cidão da Telepar. Tolentino foi vereador de 1973 a 1974, quando se elegeu pela primeira vez deputado estadual e reeleito em 1978. Foi eleito prefeito em 1982 e eleito para um segundo mandato em 1992.

Eleições 2026

Mesmo sem um candidato definido dentro do PSD, o Palácio Iguaçu começou a colocar em prática a estratégia para eleger o sucessor de Ratinho Junior em 2026. As primeiras medidas foram cirúrgicas, enérgicas e vão servir como um recado. Ratinho confirmou que o candidato à sucessão será do PSD, sepultou qualquer conversa de bastidor sobre uma possível aliança com a candidatura de Sergio Moro (União Brasil).

Rompimento

Informa a imprensa da capital que a postura de Ratinho foi apenas o start de um processo de rompimento com os “moristas” e a quem mais se ombrear ao ex-juiz da Lava Jato no cenário de 2026. Segundo informações, o deputado estadual e ex-secretário de Trabalho, Mauro Moraes (União Brasil), foi à primeira “vítima”. O parlamentar já estaria propagando Moro como candidato ao governo e foi convidado a se retirar da base aliada do governo na Assembleia.

Beto Preto à disposição

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, deputado federal licenciado também se colocou à disposição do partido para uma possível candidatura ao Palácio Iguaçu ou uma cadeira no Senado Federal. “Se o governador achar que eu devo participar desse processo não como deputado federal, mas como candidato em uma das posições da majoritária, ele escolhe. Ele é o técnico do time que está ganhando e ele já falou que os candidatos dele devem ser do PSD”, disse.

Leite pré-candidato

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), também confirmou que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Contudo, a situação interna do partido é complexa, já que o governador do Paraná, Ratinho Júnior, já afirmou que quer a indicação. O presidente do partido já afirmou que ambos podem ser colocados como pré-candidatos, sem manifestar preferência.

Duas candidaturas?

No mesmo dia, Ratinho reforçou seu interesse em concorrer. A manutenção das duas candidaturas não parece gerar incômodo na cúpula do PSD, que entende que há um longo prazo para definir seu futuro. O partido deve reavaliar a questão no futuro, mas não dá indícios de que já tenha definido os critérios para avaliar qual nome será escolhido.

Escândalo INSS

Pelo menos três institutos de pesquisa vão colocar entrevistadores nas ruas do país para uma nova rodada de avaliação da gestão do presidente Lula. Desta vez, porém, a sondagem vem com um tempero indigesto: o escândalo do INSS. A primeira a ter os dados divulgados deve ser a pesquisa da Genial/Quaest que vai a campo na próxima semana. Datafolha e Ipec também se preparam para ir a campo.

Secretário em Cascavel

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Marcio Nunes, estará nesta sexta-feira, em Cascavel. Na oportunidade, ele fará a entrega de maquinários. Ao todo, serão beneficiados no Estado 59 municípios, totalizando R$ 20.296.000. Além de Cascavel, ele estará também nas cidades de Londrina e Ponta Grossa.