POLÍCIA PENAL

Paraná registra perto de 25 mil inscrições a concurso público

Concurso Público Polícia Penal
Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições Foto: Polícia Penal do Paraná

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O concurso público para a carreira de policial penal do Paraná registrou 24.933 candidatos inscritos, conforme dados divulgados pelo Instituto AOCP. O concurso prevê sete vagas para o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP) em três macrorregiões do Estado: Curitiba, Londrina e Cascavel.

A primeira etapa, que é a prova objetiva, está marcada para 19 de maio. Serão 75 questões de múltipla escolha, distribuídas entre 25 questões de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico matemático e informática) e 50 de conhecimentos específicos (Direito Administrativo, Legislação, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penitenciário, Criminologia e Direitos Humanos). O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva, no site do AOCP.

Processo seletivo

O processo seletivo contempla, ainda, etapas de avaliação psicológica, investigação social, curso de formação e avaliação médica, todas de caráter eliminatório.

“O expressivo interesse no concurso demonstra o rápido crescimento e reconhecimento da Polícia Penal do Paraná”, diz o diretor-adjunto da corporação, Maurício Ferracini. “Com suas diversas atribuições, desde a custódia até o tratamento penal, a instituição desempenha um papel fundamental na segurança pública e na reintegração social. A oportunidade de ingressar nesta carreira promissora e desafiadora é evidente para todos os futuros participantes”.