Após uma intensa troca de tiros, que assustou moradores de Ciudad del Este e de Presidente Franco, no Paraguai, 35 pessoas foram detidas pela Marinha e pela Polícia paraguaia.
De acordo com a Marinha, militares que faziam uma patrulha fluvial no rio Paraná foram atacados a tiros e revidaram.
Durante o confronto, o suboficial Marcos Gabriel Aguero González, foi gravemente ferido na cabeça. Ele está internado no Hospital de Trauma de Ciudad del Este.
Após o confronto, militares e policiais fizeram buscas na região do bairro San Miguel e detiveram 35 suspeitos que foram levados para averiguação. A região, conhecida como Kwait, é usada por contrabandistas que cruzam o rio irregularmente.
Ao ABC Color, o diretor da Polícia de Alto Paraná, Carlos Aguilera, informou que a patrulha foi atacada por pessoas que estavam na margem paraguaia do rio. Os militares teriam avistado uma embarcação que seria usada para o transporte de contrabando e, ao se aproximarem, teriam sido recebidos a tiros.
De acordo com o Capitão Walter Díaz, da Marinha paraguaia, os supostos contrabandistas usaram armas de grosso calibre e foi necessário pedir reforço policial.
O confronto começou pouco depois da meia-noite desta quinta-feira (16) e teria durado cerca de duas horas, mas de acordo com moradores da margem brasileira, em Foz do Iguaçu, foram ouvidos tiros durante toda a madrugada.