Em função da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra só começou no último fim de semana, no Autódromo André de Geus, em Ponta Grossa. Também em função da pandemia, somente três etapas serão realizadas neste ano e todas em Ponta Grossa.
A próxima etapa está marcada para os dias 7 e 8 de novembro e a terceira e decisiva está prevista para os dias 5 e 6 de dezembro. Cada etapa tem duas provas.
O campeonato terá promoção de Carlos Alberto Soares, organização do Automóvel Clube de Ponta Grossa e supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).
A etapa de abertura da temporada superou todas as expectativas. Participaram 50 pilotos e as disputas foram empolgantes em todas as provas.
Depois da primeira etapa (duas provas), a classificação do campeonato tem como líderes Amauri Lisboa Júnior na categoria Marcas A, com 43 pontos; Antonio Jorge Amorim Carvalho, na Marcas B, com 44; Genilson Colode, na Turismo 1.600 C, com 43; Hamilton Morsch, na Old Chevy A, com 39; Brendon Julian Zonta Gabardo, na Old Chevy B, com 44; Jefferson Leopoldo de Pontes, na Old Fusca Velocidade A, com 38; e André Victor Nascimento, na categoria Old Fusca B, com 34 pontos.
Classificação do Paranaense de Velocidade na Terra
Categoria Marcas A
Pos. Piloto Pontos
1º) Amauri Lisboa Júnior 43
2º) Stive Augusto Tokarski 33
3º) Leonardo Kovalski 28
4º) Marlon Watanabe 23
5º) Gefferson Luís de Lima 19
6º) João Ademir Stabach 15
7º) Ricardo Felipe Pissett Pamplona 11
Categoria Marcas B
1º) Antonio Jorge Amorim Carvalho 44
2º) Arlei Tucholski 32
Categoria Turismo 1.600 C
1º) Genilson Colode 43
2º) Vithor Colodel 30
Marcos Aurélio Rodrigues de Melo 30
4º) Gabriel Bochnek de Ávila 14
Categoria Old Chevy A
1º) Hamilton Morsch 39
2º) Douglas Torres 35
3º) Cleverson David Petrich 25
4º) Pedro Everaldo dos Santos 21
5º) Fábio Aramis Claudino 18
6º) Maurício Cavali 17
7º) Alefer Kafrec 9
8º) Magno Di Domenico Bittencourt 3
Categoria Old Chevy B
1º) Brendon Julian Zonta Gabardo 44
2º) Leonardo 33
Categoria Old Fusca Velocidade A
1º) Jefferson Leopoldo de Pontes 38
2º) Júlio César França Bueno 32
3º) Luís Fernando Tatsch 28
4º) Eduardo Brocovesz 27
5º) Emanuel Pauzer 19
6º) Rogerson Pereyma da Silva 17
7º) Juliano Ferreira dos Anjos 9
Juliano Tozetto 9
9º) Gabriel Januário dos Anjos 6
Luciano Laroca Rosa 6
11º) Victor Mahle 4
Ricardo Alexandre Chesco Santos 4
13º) Daniel Lourenço Gelak 3
Rafael Hilgemberg 3
Anderson Rodrigo de Souza 3
Categoria Old Fusca B
1º) André Victor Nascimento 34
2º) Artur Leonel de Pontes 33
3º) Alexandre José Marzolla 30
Nickolas Cavalli Lima 30
5º) Jairo Kiyochi Nishida 3
6º) Maycon Kiyochi A. Nishida 3
Gaúcho I
Depois de retomar suas atividades no fim de agosto, o automobilismo no Rio Grande do Sul vive momentos de recuperação no calendário de suas diversas modalidades, já que, por conta da pandemia de covid-19, a temporada 2020 passou a ser disputada em apenas quatro meses. E, neste fim de semana, a Grande Porto Alegre será o palco de três competições bastante distintas entre si.
Gaúcho II
No tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão, pilotos e equipes disputarão a quinta e a sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo, a terceira etapa da Copa Fusca e a terceira etapa da Copa Classic. Na sexta-feira, serão realizados treinos a cargo do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e toda a programação oficial será cumprida no sábado, com dois treinos, tomada de tempos e duas baterias para a Copa Fusca e a Copa Classic e quatro baterias para a Turismo 1.4.
Velopark
O Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, será sede da primeira etapa do Campeonato VP Series de Arrancada 201m, com sua programação a ser realizada entre amanhã e domingo.
Gaúcho de Kart
Também no Velopark, mas em seu kartódromo internacional, os pilotos disputarão mais uma edição do Campeonato Gaúcho de Kart. A competição será disputada em regime de etapa única sábado e domingo, em três baterias para cada categoria, sendo a última delas a mais valiosa.
Kiko Porto
Sete meses depois da paralisação em função da pandemia do coronavírus, os pilotos voltam à pista do Estado da Flórida para as duas provas que fecham o calendário de 2020 da USF2000. O brasileiro Kiko Porto (Banco Daycoval/Petromega/DEForce Racing/Speed Group) vai poder acelerar mais uma vez, depois de ficar de fora da última etapa, em Nova Jersey, já que dias antes testou positivo para covid-19. Agora já está curado.