Opinião

Saúde mental deve ser tema constante nas empresas

Setembro amarelo: promover a saúde mental dos colaboradores é questão estratégica em todos os meses
AdobeStock
Setembro amarelo: promover a saúde mental dos colaboradores é questão estratégica em todos os meses AdobeStock

Sesi Paraná lança Programa de Saúde Mental alinhado com diretrizes da OMS e OIT

 

Você sabia que as doenças mentais são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil? De acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), cerca de 9% da população brasileira sofre com ansiedade e 6% com depressão, o que piorou durante a pandemia. Ainda segundo o INSS, em 2022, mais de 200 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais e comportamentais no Brasil. No Paraná, o número chegou a 10 mil.

 

A principal dificuldade em diminuir esses índices está no fato de uma pessoa levar em média dois anos para ser diagnosticada com doença mental no Brasil. É por isso que atuar de maneira preventiva, com o rastreamento de riscos, é tão fundamental. “Um transtorno mental evolui aos poucos, o que leva ao absenteísmo quanto ao presenteísmo nas empresas, que é quando a pessoa está presente, mas não está engajada, reduzindo sua produtividade”, afirma Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de Saúde do Sesi Paraná.

 

Para servir e fortalecer a indústria e melhorar a vida das pessoas, o Sesi Paraná lança o Programa de Saúde Mental. Ele é todo baseado nas diretrizes publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orientam as ações das organizações quando o assunto é saúde mental no trabalho.

 

O Programa de Saúde Mental do Sesi Paraná é dividido em três eixos:

 

1 – Prevenção: mapeamento dos fatores de riscos psicossociais da empresa por meio de questionário respondido pelos colaboradores com a avaliação de oito áreas.

 

2- Promoção e proteção: capacitação de gestores e oferta de palestras.

 

3- Suporte: encaminhamento terapêutico.

 

O objetivo é apoiar as indústrias paranaenses para que reduzam o absenteísmo e presenteísmo, consequentemente aumentando a produtividade, e promovam ambientes cada vez mais favoráveis ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental de seus colaboradores.

 

Saiba mais: procure a unidade mais próxima em sesipr.com.br/unidades ou ligue 0800 648 0088.