Opinião

Empresários da indústria já podem participar da 27ª Sondagem Industrial

Questionário pode ser respondido até o dia 7 de dezembro
(Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)
Questionário pode ser respondido até o dia 7 de dezembro (Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)

Empresários e executivos de indústrias paranaenses já podem participar da 27ª edição da Sondagem Industrial, principal pesquisa anual realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O levantamento tem como principal objetivo avaliar as expectativas e intenções do setor para 2023.

 

O questionário da pesquisa tem 21 perguntas e o respondente leva em torno de 20 minutos para confirmar sua participação. O prazo para responder vai até 7 de dezembro, período em que a área Econômica do Observatório Sistema Fiep, responsável pela avaliação, acredita que já poderá concluir um diagnóstico com base no balanço geral de 2022 e das prioridades para o próximo ano.

 

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destaca a importância da participação dos empresários. “O resultado obtido a partir da visão dos industriais é uma importante ferramenta para que a Federação conheça intenções, dificuldades, desafios e expectativas do setor e possa, assim, traçar um plano de ações que atendam os interesses da indústria de acordo com as prioridades sinalizadas na pesquisa”, afirma.

 

Benefícios

Os empresários que participarem desta edição receberão o “Relatório de Salários”, um material que apresenta a remuneração média por função em cada setor, com base nos dados oficiais da RAIS e do CAGED. Além disso, terão um link de acesso exclusivo para acompanhar, em primeira-mão, o lançamento da 27ª Sondagem Industrial, em 13 de dezembro.

 

“Não é necessário levantar nenhuma informação técnica ou complexa da empresa. A pesquisa tem como objetivo captar a percepção de como foi o ano que está terminando e as expectativas para 2023”, avisa o coordenador da área econômica do Observatório Sistema Fiep, Marcelo Alves.

 

O acesso à Sondagem é totalmente gratuito e a Fiep segue as orientações de confidencialidade, de acordo com o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante o sigilo sobre as informações prestadas. Os empresários podem acessar a pesquisa no site sondagemindustrial.org.br.