Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: recurso disponível, Ulisses Maia e Fespop

Coluna ADI pelo Paraná: recurso disponível, Ulisses Maia e Fespop

Recurso disponível

Projeto de lei aprovado da deputada Leandre Dal Ponte (PV) garantiu recurso de R$ 160 milhões para os asilos durante a pandemia. Instituições de longa permanência de idosos públicas ou privadas de caráter assistencial, sem finalidade lucrativa, terão o direito de acessar o recurso. As instituições têm até o dia 3 de outubro para fazer os cadastros e, se aprovado, em 15 dias o recurso estará disponível.

 

***Flexibilizou

O prefeito Ulisses Maia (PSD) autorizou novo decreto que flexibiliza a organização de eventos em Maringá a partir do dia 28 de setembro. Com a decisão, eventos, reuniões e comemorações com até 100 participantes estão liberados. Durante todo o evento, é obrigatório uso de máscaras, e os organizadores devem fornecer álcool gel.

 

Fespop

A Assembleia Legislativa aprovou a inclusão da Fespop (Festa Popular de Santa Terezinha de Itaipu) no calendário estadual de eventos. A festa, realizada anualmente em maio pela prefeitura desde 2003, reúne atrações de vários estilos musicais, dentre eles, shows com artistas de renome nacional. Em um parque de exposições com mais de 125 mil metros quadrados, traz praça gastronômica, parque de diversões, exposição da indústria e comércio, exposição de orquídeas e feira de sabores.

 

Salário reduzido

A Câmara de Vereadores de Guapirama aprovou projeto de lei que reduz em 29,5% o salário do prefeito para o próximo mandato. Atualmente, o vencimento está fixado em R$ 15.804,75. A decisão divide a opinião dos parlamentares e causou polêmica. Parte dos vereadores afirma que a lei deve vigorar da mesma forma no Legislativo e pede a redução igual nos próprios subsídios.

 

Cicloturismo

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou projeto de lei que institui o circuito cicloturístico do Norte Pioneiro que se estende a 22 cidades da região. Em seis pontos, o projeto objetiva desde o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico até o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia de Cornélio Procópio e dos municípios vizinhos.

 

A vacina

Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 61,2% da população brasileira pretende tomar a vacina contra a covid-19 assim que ela for lançada, mesmo que a imunização não seja obrigatória. Para 55,2% dos entrevistados, é correto que o governo obrigue as pessoas a tomar o imunizante, enquanto 38,6% disseram ser contra a imposição e 6,2% não souberam ou não opinaram.

 

Voluntários

A Anvisa autorizou o recrutamento de mais 5 mil voluntários brasileiros para os estudos clínicos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. Com a permissão, o País terá, ao todo, 10 mil pessoas envolvidas nos testes. No Sul do País, a aplicação do imunizante vai ocorrer em Porto Alegre e em Santa Maria (RS).

 

***Candidato

O DEM confirmou o vice-prefeito Sérgio Pinheiro como candidato a prefeito de Colombo, que terá como vice o vereador Ângelo Betinardi (PDT). Pinheiro disse que tem compromisso com a continuidade do desenvolvimento ocorrido nos últimos oito anos do governo da prefeita Beti Pavin (PSDB). “Sou, antes de tudo, um servidor público. Como prefeito, serei um servidor do povo para cuidar da nossa gente e da nossa cidade”, disse. Ele tem apoio da deputada Christiane Yared (PL) e dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB).