Opinião

Coluna ADI: ESA em PG, calamidade pública e Sputnik V                                                                                                                                                        

Coluna ADI: ESA em PG, calamidade pública e Sputnik V                                                                                                                                                        

Foto: José Fernando Ogura/AEN

ESA em PG

Uma comitiva do Exército Brasileiro esteve em Ponta Grossa designada para avaliar a estrutura da cidade e discutir a possibilidade de implantação da ESA (Escola de Sargentos das Armas) no Município. “Estamos preparados, aptos e dispostos a sustentar uma aliança que vai atravessar décadas e sobreviver a todos nós”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt. O encontro foi conduzido pela prefeita e contou com a presença dos secretário Sandro Alex, coronel Romulo Marinho Soares, e de representantes do Instituto de Água e Terra, e das estatais Compagás, Copel e Sanepar.

 

ESA em PG II

Ponta Grossa está na última fase de disputa de municípios que se candidataram para receber a nova sede da ESA, que forma oficiais especializados em operações bélicas, mas pretende ampliar a abrangência e até duplicar o número de militares formados. O novo endereço da nova escola deve ser definido em agosto pelo Comando-Geral do Exército. A estimativa é de investimento de R$ 1,2 bilhão para a instalação da escola, que deve receber até 2,4 mil alunos internos e formar uma nova comunidade de 9 mil pessoas.

 

No virtual

O projeto de lei de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos) foi aprovado em votação simbólica no plenário remoto do Senado Federal. O texto autoriza a realização de assembleias, votações e reuniões dos órgãos deliberativos de associações, fundações, entidades sindicais, condomínios edilícios, organizações religiosas, organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público, por meio virtual, ou seja, de forma remota.

 

Calamidade pública                                                                                                                                                       

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o parecer favorável ao reconhecimento do estado de calamidade pública, até 30 de junho, solicitado por 34 municípios paranaenses.  A medida auxilia as gestões municipais, principalmente na organização de suas questões fiscais, durante a pandemia.

 

Empossado                                                                                                                                                                     

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), empossou o deputado Ademir Bier (PSD), que assumiu a função parlamentar. Bier assume seu sexto mandato no Legislativo paranaense após o falecimento do deputado Delegado Recalcatti (PSD), ocorrido na última sexta-feira (10).

 

Itamaraty

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viu com bons olhos a troca no Itamaraty, com a entrada de Alberto França no lugar de Ernesto Araújo. Agora, às vésperas da Cúpula do Clima, que será realizada virtualmente dias 22 e 23 de abril, Tereza está com as diretrizes alinhadas junto ao novo chanceler, o que nunca aconteceu com o antecessor. Empossado no último dia 6, França já teve mais reuniões com Tereza do que Araújo, que estava no cargo desde o início do governo.

 

Sputnik V

O ministro do STF Ricardo Lewandowski determinou que a Anvisa decida, dentro de 30 dias, sobre a importação excepcional da vacina contra a covid-19 Sputnik V. No despacho, Lewandowski cita o atual cenário do Brasil na pandemia, “amplificado pelas ações desencontradas das autoridades sanitárias”. O ministro negou o pedido da agência reguladora para que a ação fosse colocada em segredo de justiça.