Opinião

ADI pelo Paraná: Hussein Bakri (PSD), Beto Preto e leitos de UTI

ADI pelo Paraná: Hussein Bakri (PSD), Beto Preto e leitos de UTI

Só com segurança

Líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirmou que a reabertura das escolas não vai ocorrer sem que todas as questões sanitárias estejam superadas. Bakri disse que o tema está sendo tratado com toda a responsabilidade pelo governo estadual e explicou que o protocolo divulgado com medidas de segurança para a volta às aulas – que ainda não tem data definida – precisa ser discutido com antecedência.

Responsabilidade

“O governador Ratinho Junior e os secretários Beto Preto [Saúde] e Renato Feder [Educação] têm muita responsabilidade e estão ouvindo e respeitando todos os atores envolvidos, inclusive os deputados. Há um protocolo com uma série de regras sendo debatidas para a reabertura das escolas, porque é natural que isso seja feito antecipadamente. Mas não haverá volta às aulas enquanto não tivermos um aval dos profissionais da saúde”, afirmou Hussein Bakri.

Leitos exclusivos

Já passa de 11,1 mil o número de pacientes que já foram internados nos leitos exclusivos da covid-19 no Paraná. O levantamento da Secretaria Estadual de Saúde mostra que, 130 dias após a implantação desse atendimento exclusivo, o Estado já disponibilizou 2.742 leitos. Inicialmente, o número era de 264, no total.

Exclusivos II

Atualmente, em 54 hospitais, o Paraná tem 1.074 leitos de UTI Adulto, 1.549 de enfermaria, 49 de UTI pediátrica e 70 de enfermaria pediátrica. O secretário Beto Preto explica que a oferta de leitos exclusivos faz parte do plano de fortalecimento da rede hospitalar: “No Paraná, o Estado optou pela ampliação da estrutura hospitalar já existente, fortalecendo a rede própria e também evitando a disseminação do vírus nas unidades de saúde, pois o paciente fica isolado. Essa estrutura é praticamente uma nova rede”.

Abastecidos!

O Paraná recebeu quase 100 mil ampolas de relaxantes neuromusculares utilizados na intubação de pacientes internados com a covid-19. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e fazem parte da parceria entre os governos estadual e federal. O Paraná também fez uma compra em caráter emergencial de R$ 1,5 milhão. Parte do lote já está no Cemepar e o restante deve chegar nos próximos dias.

Inscrições reabertas

A Polícia Militar teve o período de inscrições reaberto até 2 de setembro. São 2,4 mil vagas – 2 mil para policial militar e outras 400 para bombeiro.

***Inconformado

O advogado Michel Saliba, de defesa do ex-deputado Nelson Meurer (PP), está entre aqueles que não se conformam com a atitude do ministro Edson Fachin (STF) que por três vezes se negou a permitir que o ex-deputado, cheio de comorbidades e já infectado pelo coronavírus, pudesse se submeter a tratamento da doença fora da prisão. Meurer morreu aos 78 anos, vítima da covid-19. Saliba lembra que o Estado tem a obrigação de garantir a integridade, a saúde e a vida dos presos, “daí a minha grita”, diz.

****Limite de juros

O Senado vota hoje o projeto que limita os juros do cartão de crédito e do cheque especial. O texto impõe, durante o estado de calamidade pública decorrente da covid-19, um teto de juros de 30% que os bancos podem cobrar ao ano. O teto inicial sugerido pelo senador Alvaro Dias (Podemos) era de 20%. O paranaense argumentou que “32% dos brasileiros endividados têm perspectivas de que suas dívidas vão aumentar muito nos próximos seis meses”. O senador acrescentou que as taxas de juros cobradas pelos bancos tornam difícil tirar a população do “sufoco”.