Agronegócio

Vitrine Tecnológica do Show Rural poderá se tornar centro de estudos

Com a colaboração de órgãos públicos de estudos relacionados à agropecuária, centros de pesquisa e instituições de ensino, a Vitrine Tecnológica de Agroecologia tem em seu cerne apresentar novidades ligadas à produção orgânica e sustentável principalmente destinada à agricultura familiar

Vitrine Tecnológica do Show Rural poderá se  tornar centro de estudos

 

 

Cascavel – A Vitrine Tecnológica de Agroecologia, uma das mais antigas e visitadas atrações do Show Rural Coopavel, poderá se transformar em um centro permanente de estudos e de difusão de novos conhecimentos para o campo. Essa é uma das propostas para o espaço a partir da 35ª edição do evento, agendado para 6 a 10 de fevereiro de 2023, em Cascavel. A intenção foi confirmada pelo coordenador da Vital, Marcelo Rohde, ao coordenador geral Rogério Rizzardi e à gerente do Show Rural, Adriana Gomes.

Com a colaboração de órgãos públicos de estudos relacionados à agropecuária, centros de pesquisa e instituições de ensino, a Vitrine Tecnológica de Agroecologia tem em seu cerne apresentar novidades ligadas à produção orgânica e sustentável principalmente destinada à agricultura familiar. A Vital, como é conhecida, costuma ocupar área de 4,4 mil metros quadrados, onde são apresentadas tecnologias alternativas, inclusive de matrizes energéticas.

Entre as sensações da 34ª edição, realizada em fevereiro passado, estiveram o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (folhosas e pepino), o Cultivo Suspenso de Hortaliças (folhosas como rúcula e alface) e também foi destaque a área com Plantas Medicinais e a Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais), destaca Marcelo, que é engenheiro agrônomo ligado ao IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar/Emater).

 

O ano todo

A Vitrine Tecnológica de Agroecologia é historicamente preparada para receber visitantes apenas na semana do Show Rural, mas a intenção é ampliar isso e fazer com que ela receba produtores, técnicos e estudantes durante o ano todo, de acordo com Marcelo Rohde. “Estamos alinhando isso para ela se tornar uma contínua difusora de novos conhecimentos para o campo”, disse ele no encontro com Rizzardi e Adriana. “Também nos colocamos à disposição para ouvir opiniões e sugestões sobre como potencializar a performance da Vitrine”.

 

Foto: Assessoria