Cotidiano

Vendas do comércio varejista paranaense recuam 9,9% em abril

Resultados refletem a redução da renda líquida disponível dos consumidores

Curitiba – O faturamento real do comércio varejista paranaense caiu 9,9% em abril de 2015, em relação ao mesmo mês de 2014. No Brasil, o recuo foi de 8,5% em média, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta terça-feira (16).

Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram veículos, motocicletas, partes e peças (com queda de 25,4%), móveis (redução de 15,9%), tecidos, vestuário e calçados (com menos 11,1%), eletrodomésticos (-7,5%), hipermercados e supermercados (-1,7%) e artigos de uso pessoal (-0,3%).

Para o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), os resultados do comércio varejista paranaense em abril de 2015 refletem a redução da renda líquida disponível dos consumidores.

“As condições econômicas do País se replicam no Paraná, como a elevação dos juros, alta volatilidade cambial, baixo crescimento”, afirma Castro. “Tais condições vêm intensificando o aumento do endividamento das famílias e reduzindo o poder aquisitivo dos consumidores”, diz ele.

No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, o comércio varejista paranaense recuou 6,4% ante decréscimo de 6,1% na média nacional. Em doze meses, encerrados em abril de 2015, as vendas do comércio regional caíram 5,1%. Na média nacional o recuo foi de 4,1%.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)