Cotidiano

Trump escapou por cinco vezes de ir à Guerra do Vietnã

Campaign 2016 KoreaNOVA YORK ? Com porte atlético e praticante de vários esportes, o candidato republicano Donald Trump passou a infância e adolescência sem grandes problemas de saúde. Até se formar na faculdade, em 1968, e ser diagnosticado com esporão de calcâneo (proeminência óssea que cresce no calcanhar), o que o isentou do serviço militar. Trump

Naquele ano, os Estados Unidos enviaram um elevado número de tropas para o Sudeste Asiático, recrutando cerca de 300 mil homens. A isenção foi uma das cinco que Trump conseguiu durante a Guerra do Vietnã ? as outras foram por motivos de estudo.

As escapadas de Trump do serviço militar foram reveladas em reportagem do ?New York Times? publicada na segunda-feira, no momento em que o candidato está sob cruzado por criticar a mãe de um militar americano muçulmano morto no Iraque.

Durante a convenção democrata na semana passada, o pai do soldado, Khizr Khan, questionou publicamente se Trump já tinha se sacrificado pelo país. Dirigindo-se ao magnata, o pai disse: ?Você não sacrificou nada e por ninguém?.

De acordo com o ?NYT?, declarações públicas de Trump contradizem com os registros de serviço militar. Em entrevista ao jornal no mês passado, o republicano disse que o problema no calcanhar tinha sido temporário, sugerindo que não teve um impacto significativo na vida dele.

Um porta-voz de Trump não respondeu ao pedido do ?New York Times? para ter acesso ao documento médico que isentou o magnata de prestar serviço militar.

Sem ter que ir à guerra, Trump, que tinha acabado de completar o programa de graduação na Wharton School of Finance and Commerce, na Universidade da Pensilvânia, pôde seguir seu pai nos negócios.