Cotidiano

Tripla jornada de amor e vida

Mulher de garra, determinada e dedicada ao esposo e aos filhos. Essas são virtudes de Antonia Spessoto Ghiggi, uma das pioneiras de Cascavel. Nascida em Vista Alegre do Prata, Rio Grande do Sul, em 1923, era neta de italianos que imigraram e se fortaleceram no estado gaúcho.

Com o passar do tempo, viveu também em Joaçaba, Santa Catarina, e foi aqui em Cascavel onde construiu a família.

O esposo, Nilo Ghiggi, também gaúcho e com a mesma descendência, já vivia aqui na cidade e ao se fortalecer no trabalho foi ao encontro de Antonia, em Joaçaba, e após o casamento em 1954 a trouxe para Cascavel onde começaram juntos uma linda história de amor e companheirismo.

Ghiggi foi o primeiro motorista de táxi em Cascavel. Nem mesmo o uso de prótese, por conta de uma perna que precisou ser amputada, o impediu de seguir a profissão que o tornou conhecido e respeitado.

Trabalho na pecuária

Depois de um período ele, sempre ao lado de Antonia, se dedicou ao trabalho na pecuária. “Sempre contou com minha mãe ao seu lado para o trabalho e todos os cuidados que precisava”, lembra o filho Nilo Ghiggi Junior, que enaltece as qualidades da mãe. “Uma mulher dedicada tinha uma jornada tripla: trabalhava, ajudava o esposo e a nossa família”.

Família

Além dele, o casal teve outros quatro filhos, Francisco Luiz, Ari, Janete Maria e Jaqueline. O amor que Antonia sempre demonstrou pelos filhos, foi retribuído por todos eles. Nos últimos anos, eles se revezavam aos cuidados dela em casa e permaneceram muito unidos.

Antonia havia sido comprometida pelo Alzheimer e a doença trouxe limitações de forma lenta e progressiva.

Uma UTI precisou ser instalada na casa onde morava, na Rua Mato Grosso, mas ela não resistiu aos problemas decorrentes da doença e faleceu no dia 11 de março aos 94 anos. “O último suspiro foi ao lado de todos os filhos”, comenta Junior. O sepultamento ocorreu no Cemitério Central de Cascavel. Amigos e famílias participaram da celebração de missa de sétimo dia no sábado na Igreja São João Batista e ontem à noite na Catedral Nossa Senhora Aparecida.