Cotidiano

Toledo realiza mais uma etapa do Programa Cidade Inovadora

Programa vai investir mais de R$200 mil em prol da inovação do município e teve a primeira etapa realizada no último sábado (30)

Toledo realiza mais uma etapa do Programa Cidade Inovadora

 

Com o objetivo de incentivar o fortalecimento da cultura de inovação no município de Toledo e dar suporte às ações do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Toledo (Comciti), foi realizado, no último sábado (30), o Fórum de Inovação de Toledo. O evento faz parte da agenda do Programa Cidade Inovadora e deu destaque para temas como empreendedorismo, ecossistema regional de inovação, startups e importância da rede inovadora local.

Segundo o consultor do Sebrae Paraná, Alan Debus, o Fórum foi uma das etapas de uma nova fase de inovação municipal, que vai envolver a tríplice hélice (empresas, sociedade e instituições de ensino) em prol de um propósito em comum: transformar Toledo por meio da inovação.

“O Fórum faz parte de uma extensa programação em parceria com a Prefeitura Municipal e dá início a um trabalho de instrumentalização do Comciti, que é uma governança em prol do desenvolvimento inovador do município. Agora, já temos programadas outras atividades como, por exemplo, a realização de um planejamento geral, uma consulta pública e a atualização da Lei Municipal de Inovação, sendo que junto a tudo isso, ofertaremos consultorias e outros Programas para a população”, lista Debus.

O evento contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre empresários, representantes de instituições de ensino e cooperativas e, de acordo com o diretor executivo da Funtec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo), Carlos Nascimento, o objetivo foi cumprido.

“Nosso principal desejo era chamar a atenção dos principais atores de inovação do nosso município para essa discussão em âmbito local. Com isso feito, poderemos, em breve, concentrar esforços no sentido de melhorar o que já temos e abrir novas possibilidades de projetos, investimentos, capacitações e participação de startups na gestão pública por meio da inovação aberta. Foi um evento que fez a inovação circular não só entre quem faz inovação, mas também entre quem se interessa pelo tema, mas ainda não sabia como contribuir”, destaca Carlos.

O Fórum de Inovação foi realizado em Toledo, no último sábado (30), pelo Comciti em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo, Sebrae Paraná, Funtec, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sistema Fiep.

Programa Cidade Inovadora
Desenvolvido pelo Sebrae Paraná, o Programa tem como objetivo transformar cidades por meio da implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, tais como liderança, desburocratização e educação empreendedora, por exemplo.

No início deste ano, a prefeitura de Toledo assinou o termo de participação do município no Programa. Com isso, até 2024, há previsão de investimento de mais de R$200 mil na inovação local, além da oferta de mais 1,3 mil horas de consultorias do Sebrae Paraná em temas como desenvolvimento social; melhoria dos atendimentos e automatização da Sala do Empreendedor; desenvolvimento e lançamento do edital de seleção de projetos inovadores; gestão na propriedade rural para o programa de apoio aos produtores de leite, e ciclos de empreendedorismo para os programas Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora.

“O Programa Cidade Inovadora é a solução ideal para todo e qualquer município que está interessado em transformar a cidade e melhorar o ambiente de negócios. Toledo é sempre uma grande referência e a partir dessa parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal, esperamos elevar ainda mais o patamar do município, contribuindo para que a cidade continue sendo destaque de crescimento, empreendedorismo e inovação”, destaca o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini.

Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Assessoria