Esportes

Sul-Americano voltará ao Brasil

A Codasur (Confederacion Deportiva Automovilistica Sudamericana) realizou sua assembleia anual quando, dentre outros assuntos, definiu a sede do Campeonato Sul-Americano de Kart. A prova de 2019 será disputada novamente no Brasil, no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A competição será disputada de 29 de maio a 1º de junho e, mais uma vez, será destinada, inicialmente, aos pilotos classificados em competições nos seus respectivos países. Farão parte do Sul-Americano as categorias Cadete Honda, Codasur, Codasur Júnior e Sênior.

 

 

Suptitz e Ortolan celebram título do Brasileiro de Rali

O ano de 2018 é de celebração para a dupla Sandro Suptitz/Eduardo “Lobinho” Ortolan. A dupla de Cascavel celebra a conquista do título da categoria RC4 no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, competindo com um Volkswagen Gol.

Para o piloto Sandro Suptitz, o ano não poderia ser melhor. “Só temos que celebrar depois de muito esforço e dedicação. Mas nada foi tão fácil. O primeiro desafio foi subir de categoria. Nosso carro estava preparado para RC5, categoria de veículos com leve preparação e encaramos a RC4, onde a preparação praticamente livre. Com isso, o custo aumentou para a equipe e um novo carro foi elaborado. A decisão da mudança se deu por conta da restrição de uso de pneus de rali. Uma decisão da CBA para incentivar novos competidores e baratear a categoria. Encaramos a categoria mais casca grossa do campeonato, batemos, capotamos, quebramos, aprendemos e vencemos. Para 2019 o carro já está pronto sob a responsabilidade do Xuxa, da Rally Center. O Calendário de 2019 não deve ter novidades e nosso primeiro compromisso já tem data marcada. Será no dia 23 de fevereiro, em Erechim, com o Training Day. A primeira etapa será no dia 13 de abril, em Estação, ambos no Rio Grande do Sul”, informa Suptitz.

Suptitz acrescenta que está feliz e não poderia ser diferente. Desde 1999 no esporte, um dos seus sonhos era ser campeão brasileiro de rali de velocidade e fui comemora o navegador Lobinho.***

Já o navegador Eduardo Ortolan destaca que planejamento e organização são tudo na vida e no rali não é diferente. “Cumprimos à risca nossas metas e agora podemos celebrar, como falou o Suptitz. Mas tudo isso graças a uma boa equipe, boa estrutura e principalmente bons patrocinadores. Para 2019 já temos o planejamento completo, algumas negociações avançadas, alguns patrocinadores já apontaram em renovar as parcerias e em breve devemos ter novidades. Essa é a parte difícil do esporte, viabilizar financeiramente a participação e conseguir dar o retorno merecido pela confiança depositada”, completa Ortolan.

Rene Bordignon, chefe de equipe, diz estar motivado para 2019: “Com orçamento enxuto conseguimos ser campeões. Unimos um time focado na vitória e no fim de 2018 terminamos com a alma lavada e só temos que agradecer nossos patrocinadores, nossos fornecedores e nossos familiares. Agora é hora de descansar, carregar as baterias e se preparar para as próximas especiais”.

A equipe Rali Cascavel Motorsport tem apoio de Fusão Solar, Auto Posto Texas, Auto Escola Senna, Beux Import e Export, Moinho Rio Azul, Cervejaria Providencia, Bar do Didi, Yokohama Pneus – Tire Shop, Mizuno Óculos, Incafibra, Rei do Pão e Ótica Curitiba. Apoio mecânico da empresa Rally Center.

 

Sandro Suptitz e Eduardo Ortolan confirmaram o título com uma bela atuação do Rali da Graciosa, no Paraná (José Mário Dias/Divulgação)

 

Paranaense

Mesmo em recesso, Rubens Gatti, presidente da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo), trabalha na elaboração do calendário para 2019. Ele conversa por telefone com presidentes sobre o calendário de 2019. A ideia de Gatti é que o Campeonato Paranaense de Velocidade seja disputado em seis etapas, com duas em Cascavel, duas em Londrina e duas em Curitiba. Elas serão disputadas em programação conjunta com os Metropolitanos, que deverão ter quatro etapas.

 

Kart

O Paranaense de Kart deverá ser em Campo Mourão, mas ainda depende do recape da pista. Se não for possível em Campo Mourão, a opção é Rio Negro.

 

Sul-Brasileiro

Já o Sul-Brasileiro de Kart voltará à fórmula de três etapas. A etapa paranaense tem como opção de sede Curitiba ou Londrina.