Cotidiano

Sonia Spengler Xavier é eleita presidente da Amic

Empresária é a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição que representa micro e pequenos empresários e é a maior associação de classe do Brasil

Sonia Spengler Xavier é eleita presidente da Amic

A Amic Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) será presidida, pela primeira vez em seus 36 anos de existência, por uma mulher. Sonia Regina Spengler Xavier, atual vice-presidente da entidade, foi eleita presidente da instituição e iniciará sua gestão em fevereiro do ano que vem.

A chapa encabeçada por Sonia foi a única inscrita no prazo previsto e, por isso, conforme o estatuto da AMIC, a eleição ocorreu por aclamação. Sonia terá como vice-presidente o empresário João Valdenir Schemberg e promete conduzir a associação de forma a continuar o fortalecimento e expansão iniciados no atual mandato, cujo presidente é o empresário Sandro Luís Viapiana.

Segundo a presidente eleita, entre os objetivos está a continuidade da reforma administrativa, a reorganização de alguns projetos institucionais, bem como a expansão comercial dos serviços da AMIC e a valorização das mulheres e dos jovens empreendedores. “Faremos um trabalho em conjunto com toda a diretoria para que possamos representar bem a legião de aproximadamente 2,5 mil associados, os valorizando e criando, cada vez mais, ações que gerem retorno efetivo e concreto”, afirma Sonia Regina Spengler Xavier.

A empresária também destaca a relevância de sua eleição para o contexto do empreendedorismo feminino e da participação em geral da mulher na sociedade. “É uma honra muito grande poder representar todas as mulheres associadas e não associadas. Quero fazer um trabalho de valorização da mulher, tendo em vista todos os percalços e dificuldades que nós enfrentamos no dia a dia. A mulher está num momento muito importante diante do atual cenário e queremos sinalizar isso, de forma equilibrada e agregando, unindo, fortalecendo”, comenta emocionada a presidente eleita.

A posse da nova diretoria da Amic ainda será agendada. Nesse período, o objetivo é que ocorra uma transição natural para que as engrenagens de desenvolvimento e crescimento da entidade sigam funcionando e com ritmo acelerado. A gestão compreende 2021 a 2023.

Quem é a presidente eleita da Amic 

Sonia Regina Spengler Xavier mora em Cascavel desde 1970, tendo iniciado sua atuação como empresária no ano de 1991 e seu vínculo com a AMIC no ano de 2005. Ela é diretora-proprietária do Centro de Educação Infantil Plim Plim; pedagoga, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia (com atuação clínica). A presidente eleita também tem destacado trabalho já realizado na Associação de Moradores do Bairro Maria Luiza, no Sindicato das Escolas Particulares e em diversos Conselhos Comunitários.

Composição da Diretoria

Presidente: Sonia Regina Spengler Xavier
Vice-presidente: João Valdenir Schemberg
Diretor Financeiro: Jovane dos Santos Borges
Diretor Administrativo: Nereu Vilmar Matielo
Diretor Jurídico: Jose Fernando Vialle
Diretora de Negócios: Marinilse Aparecida Marmentini de Abreu
Diretor de Patrimônio: Nerivaldo Fontanela
Diretor de Projetos: Gilmar Carpenedo
Diretora de Inovação: Silvana Ribeiro
Diretor de Desenvolvimento Sustentável: Mauri Donizeti Barbosa
Diretora de Relações Institucionais: Doralice Fagundes Marchioro

Conselho Fiscal:
João Batista Cunha Junior
Tereza Cristina de Souza
Ademir Afonso Caprioli
Jeferson Bonfim
Ildo Forcelini

Conselho Deliberativo:
Denilson Galeski
Sebastião Cristóvão Ribeiro
Alencar Pommer
Walter Yoshiyuki Yamaguchi
Diogo Silva de Oliveira
José Mauricio Luna dos Anjos
Edson Franco

Comissões de Apoio à Presidente

MULHER EMPREENDEDORA
Silvana Ribeiro
Tereza Cristina de Souza

CAMINHO TERRA DO SOL
Celso Benedito Bevilacqua
José Luiz Roman Oliva
Paulo Cesar Raizi

JOVEM EMPREENDEDOR
Matheus Zandoná
Aline Mara da Rocha Alves
Diego Paim