Esportes

Só um país ganhou pelo menos um ouro em todas as Olimpíadas

59897267_FILE - In this Aug 5 2012 file photo gold medalist Andy Murray of Great Britain waves t.jpgEnquanto os EUA se destacam como máxima potência olímpica, com 2681 medalhas ganhas em todos os Jogos, é da Grã-Bretanha outro feito histórico: ganhar pelo menos uma medalha de ouro em todas as 27 edições das Olimpíadas. O posto britânico foi conquistado não por um vacilo dos americanos ? que têm bons resultados desde Atenas-1896, com 11 medalhas de ouro ?, mas sim por uma decisão deliberada de não participar da competição, em Moscou-1980.

O boicote dos EUA foi uma resposta do país à invasão da Uniao Sovietica ao Afeganistão, no ano anterior. Um grupo de 65 países seguiu a decisão da maior economia do mundo. Mas não a Grã-Bretanha. Naquele ano, o país garantiu 21 medalhas, sendo cinco de ouro. A maior vitoriosa daquela edição foi a dona da casa: a União Soviética foi ao pódio 195 vezes, em 80 delas, no posto mais alto. Mas o resultado britânico foi suficiente para garantir a regularidade do país no maior evento esportivo.

O marco também é resultado da regularidade como participante dos Jogos. Entre os mais de 200 países que já competiram nos Jogos, só Grã-Bretanha, Grécia e Suíça estavam em todas as edições.

Se depender das projeções, a terra da rainha continuará a série “invicta”. Segundo estudo do Goldman Sachs, o Reino Unido deve conquistar 59 medalhas no Rio, sendo 23 de ouro, garantindo a terceira posição do ranking. Os EUA, na previsão do banco, devem liderar mais uma vez a tabela, com 106 medalhas, 45 de ouro.