Cotidiano

Sistema de esgoto será ampliado em cinco cidades

A Sanepar vai ampliar o sistema de esgotamento sanitário de cinco municípios do Norte Pioneiro: Quatiguá, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Santana do Itararé e Santo Antônio da Platina. Serão implantados 22,8 quilômetros de rede coletora para atender cerca de 1,7 mil famílias das cinco cidades. As obras serão iniciadas no mês que vem.

De acordo com o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, o Paraná tem um dos melhores índices de saneamento do país. “Temos a água universalizada, já estendendo o serviço para as comunidades rurais, e estamos avançando a cada dia no serviço de coleta e tratamento de esgoto”. Ele acrescenta que o cenário nacional é bem diferente. “São 35 milhões de pessoas que não têm acesso à água tratada e 100 milhões que não são atendidos com sistema de esgoto”.

A prefeita de Quatiguá, Adelita Parmesan de Moraes, disse que o saneamento é uma pauta básica no início de qualquer projeto ambiental, de desenvolvimento urbano e de saúde. “Com saneamento a população se previne de doenças, tem mais qualidade de vida, e protegemos o nosso meio ambiente”.

O prefeito de Santana do Itararé, Joás Michetti, afirma que a população está satisfeita com os investimentos em saneamento no município. “Segundo ele, as demandas nas unidades de saúde e no hospital da cidade diminuíram com os serviços de esgoto na cidade. “Principalmente em relação às mulheres e às crianças que ficam mais vulneráveis ao esgoto a céu aberto”, disse. No municípios serão implantados mais mais 4,6 quilômetros de rede coletora.

INDICADOR 

As obras integram o Programa Expansar, que visa atender áreas esparsas dos municípios, bairros que estejam próximos de estrutura já existente de coleta e tratamento e que possam ser interligados ao sistema. Com a ampliação da rede coletora no Norte Pioneiro haverá um aumento médio de 10% no indicador de atendimento com esgotamento sanitário nos cinco municípios. Com as obras, Santo Antônio da Platina se mantém acima dos 90% com atendimento à população urbana. Os municípios menores caminham para 60%.