Cotidiano

Sincovel se consolida como instrumento de desenvolvimento econômico e social

Além de representar a classe contábil, a entidade tem exercido importante papel em temas relevantes para toda a Sociedade

Sincovel se consolida como instrumento de desenvolvimento econômico e social

 

Com mais de 40 anos de atuação, o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel) destaca-se por ser um dos mais atuantes e bem estruturados sindicato de todo o Paraná. Sua representatividade se vê refletida no aumento significativo de arrecadação no Município em que está sediado e no reconhecimento cada vez maior da Sociedade.

No quesito arrecadação aos fundos municipais da Infância, Adolescência e do Idoso, através da destinação do imposto de renda, houve um salto, em Cascavel, de R$ 847.776 em 2020 para R$ 1.284.355 em 2021, o que significa um aumento de 51%. Essa bandeira foi empunhada pelo Sincovel e outras entidades: SESCAP, CRC, AMIC PR, ACIC, Secretaria de Ação Social. Já no aspecto de representatividade reconhecida, o Sincovel recebeu recentemente uma homenagem da Câmara de Vereadores de Cascavel por seu papel fundamental no desenvolvimento e atuação junto aos profissionais contábeis e na Sociedade.

O presidente do Sincovel e diretor da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná), Diego Paim, destacou a importância de classe contábil ter um sindicato atuante. “Em primeiro lugar pela proximidade e a facilidade de contato. Estamos sempre muito próximos da nossa base, dos contadores e associados do sindicato, ouvindo suas demandas. E, em segundo lugar, fazer com que as questões da classe sejam ouvidas e atendidas. O Sincovel, tanto pelas diretorias anteriores como pela atual diretoria, conquistou muito respeito durante seus mais de 40 anos de existência”, afirma o presidente.

O envolvimento do Sindicato com os contadores é de fundamental importância em diversas frentes, destacando o aumento da destinação de impostos de renda devidos de pessoas físicas e jurídicas para os fundos municipais da Infância e Adolescência e do Idoso. “O Sincovel incentiva e garante o engajamento para a destinação dos impostos devidos aos fundos municipais, permitindo que estes recursos sejam investidos nas entidades e serviços governamentais inscritas nos respectivos conselhos. É um papel muito importante”, comenta o Secretário de Assistência Social de Cascavel, Hudson Moreschi Jr.

O Sincovel, avalia Hudosn, também constrói políticas públicas junto ao Poder Executivo Municipal que permitem a cada dia a evolução das ferramentas existentes no município para captação de recursos, como o exemplo da mudança da lei do banco de projetos, proposta construída com muita maturidade junto ao Município de Cascavel. “Trabalho coletivo que permite nos aproximar da população, mostrando a importância dos serviços prestados, de maneira eficiente e transparente”, destaca o secretário de Assistência Social.

As principais frentes de atuação do sindicato são a representação perante as autoridades administrativas, a defesa dos interesses dos profissionais e a contribuição como órgão consultivo no estudo e solução de problemas relacionados à categoria, como a redução na burocracia. “Nesse sentido temos atuado fortemente em parceria com a Prefeitura de Cascavel, apontando problemas e sugerindo soluções. Conseguimos manter o escritório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) na cidade, tivemos o alvará fácil on-line e, recentemente, aumento no prazo de vigência dos alvarás que passará de 12 para 24 meses”, destaca Paim.

De acordo com a presidente da AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Sonia Xavier, o setor empresarial tem muito a agradecer ao Sincovel por sua atuação relevante. “A classe contábil é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e contribui muito com o empreendedorismo. Enquanto associação que representa micro e pequenos empresários, temos uma relação de amizade institucional muito forte com o Sincovel e compartilhamos pautas comuns na defesa do progresso econômico e social de nossa cidade e região. Essa união gera resultados em benefícios de todos”, declara Sonia.

Segundo Paim, a carga tributária passa dos 30%, o que significa um terço de tudo que se produz, por isso, o “contador se torna fundamental no planejamento tributário evitando que seja pago mais impostos do que o necessário”. “Falando de impostos, o contador ocupa uma posição importante também junto ao governo, devido ao seu papel na arrecadação. Afinal de contas, a apuração de boa parte dos tributos passa pela mão dos contadores. E o governo, sem os tributos, ficaria engessado. Além disso, temos a questão financeira. O Brasil não é um ambiente para amadores. E o contador pode ajudar significativamente no planejamento financeiro pela sua visão sistêmica das empresas. Fora tudo isso, o papel social. Por exemplo o trabalho feito para aumentar a arrecadação para os fundos do município e o projeto de música social, em parceria com o Instituto Décio Mertz”, explica o presidente do Sincovel.

O Sincovel
O Sincovel nasceu pelas mãos de um grupo de pioneiros. Em 1974/75, o então recém-formado técnico contábil Décio Mertz, que mais tarde se formaria em Ciências Contábeis pela atual Unioeste, lançou em Cascavel a semente que propiciou o nascimento, em 1975, da Associação Profissional Intermunicipal dos Contabilistas de Cascavel (APIC). A partir daí, o grupo começou a crescer e nas sucessivas reuniões para debater a fundação da Associação. A Carta Sindical foi obtida em 5 de dezembro de 1979, e transformou a Associação em Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel), que hoje tem sob sua jurisdição 33 municípios do Oeste paranaense e onde atuam mais de 1000 profissionais.

Hoje, com a sede administrativa junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), situado na Rua Salgado Filho, 1882, no Centro de Cascavel, o Sincovel mantém um quadro de funcionários e uma estrutura completa para atender a categoria contábil. Outro destaque relevante é a manutenção de uma associação focada na categoria. A estrutura fica no Bairro Universitário e permite lazer e diversão aos contadores e seus familiares, além da realização de projetos sociais e de arrecadação de recursos com aluguéis.

De acordo com o delegado do CRCPR Cascavel, Jeferson Bomfim, o que diferencia o Sincovel de outros sindicatos é sua participação junto aos órgãos públicos operando sempre na melhoria dos serviços prestados, valorizando sempre o profissional contábil e os associados.

“A profissão contábil ainda é vista por muitos como um intermediador entre o Governo e as empresas. Muitas vezes o contador não tem uma valorização a qual merece. Por isso o associativismo é tão importante, e cada vez mais as pessoas se unem para buscar as melhorias necessárias”, declara Bomfim.

O sindicato faz parte dos seguintes conselhos e entidades: Fecopar (Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná); CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná); CGM (Comitê Gestor Municipal); COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel); Conselho de Orientação do Fundo Municipal de Fomento ao Empreendedorismo; CODESC (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel); Conselho Municipal de Contribuintes e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Moção de aplausos
Em reconhecimento aos trabalhos prestados à categoria profissional e que visam o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara de Vereadores de Cascavel entregou uma Moção de Aplauso ao Sincovel. A homenagem foi realizada no dia 30/03 e idealizada pelo contador e vereador (PSC), Sidnei Mazutti e entregue ao presidente do Sincovel, Diego Paim, na presença de autoridades locais, representantes do SESCAP-PR, CRC-PR, AMIC-PR, ACIC, membros da diretoria do Sincovel e profissionais da área contábil.

“Analiso o papel do Sincovel como um diferencial, que busca sempre o melhor encaminhamento dos processos burocráticos em todos os órgãos estaduais, federais e, principalmente, na Prefeitura de Cascavel, além da destinação de arrecadação aos fundos municipais, que é necessária para que continuem exercendo o papel tão importante que exercem”, enfatiza o vereador.

Além da homenagem ao sindicato, enquanto instituição, a solenidade marcou ainda o reconhecimento individual da dedicação pessoal do presidente do Sincovel, Diego Paim, sobretudo na questão da destinação de imposto de renda devido para projetos sociais. O engajamento da presidência, buscando visibilidade para o tema, permitiu os resultados tão relevantes de arrecadação. A homenagem foi entregue pelo delegado do CRCPR Cascavel e ex-presidente do Sincovel, Jeferson Bomfim.

Assessoria