Publicidade

COTIDIANO

Show Rural: Transitar promete “apertar” fiscalização aos motoristas de aplicativo

17 de janeiro de 2024 às 08:52
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Publicidade

Cascavel – A Transitar está de olho no transporte de passageiros por aplicativo e promete “apertar o cerco” aos motoristas que oferecerem este tipo de serviço durante o Show Rural Coopavel, que será realizado de 6 a 10 de fevereiro. Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (16) a presidente da autarquia de trânsito, Simoni Soares, anunciou novidades para o setor, tanto na fiscalização de quem oferece os serviços, quanto para o público que necessita do serviço.

Segundo Soares, as mudanças visam evitar práticas abusivas ao cascavelense e aos visitantes da feira e, ao mesmo tempo, valorizar os motoristas que estão regularizados, atendendo todos os requisitos de segurança e qualidade para a prestação do serviço. Ao todo, são mais de 600 motoristas que terão esse benefício garantido, uma vez que já estão cadastrados na autarquia de trânsito.

Ela explicou que os profissionais que ainda não tiverem a situação regularizada, ainda podem solicitar. A lista de todos os documentos necessários está disponível no site www.transitarcascavel.com.br, na aba transporte/motoristas de aplicativos. Dentre os principais documentos exigidos estão: CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada), comprovante de residência, certificado de licenciamento do veículo, cartão CNPJ/MEI e entre outros.
Os motoristas cadastrados que estiverem com a autorização vencida, para terem o benefício, deverão procurar a Autarquia para renovação da autorização. Os motoristas que estiverem com a autorização vigente após também devem procurar o setor de transportes alternativos da Transitar para receberem o adesivo de regularidade para acesso. A agilidade é necessária porque a regularização também compreende uma vistoria no veículo, o que precisa ser agendada.

Fiscalização

Em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a Transitar intensificará a fiscalização na área do Show Rural, com aplicação de multa na identificação de transporte irregular, não autorizado. Os usuários que flagrarem irregularidades também podem contribuir com a segurança, por meio de denúncias na Ouvidoria de Transportes Alternativos, pelo número (45) 99153-2744 (mensagem, apenas).

Vale destacar que os motoristas de aplicativos que estão regulares utilizam um adesivo no veículo, o que garante a segurança dos passageiros que podem contar com um serviço balizado pela Transitar, podendo consultar a regularidade do veículo e do motorista acessando o QRCode. Os demais veículos que não estiverem regulares não terão acesso ao ponto de embarque e desembarque destinado aos apps.

Outra novidade é que os motoristas de aplicativos terão pontos de parada para embarque e desembarque no Terminal Rodoviário de Cascavel e também no Aeroporto Regional do Oeste do Paraná. Os locais estarão identificados para facilitar para passageiros e profissionais. Os espaços também serão para orientações aos passageiros.

Transitar terá estande

Outra novidade deste ano é que a Transitar terá um estande dentro do Parque Tecnológico Coopavel, o estande “Transporte por Aplicativo, Mobilidade e Turismo – Prefeitura de Cascavel”. O objetivo é que seja um ponto de apoio com um espaço confortável, com acesso à internet e atendimento personalizado para os trabalhadores, bem como contará com todo o suporte ao turista e visitante da feira.

No local os visitantes terão acesso a serviços de informação sobre os transportes de táxi, aplicativos e coletivo, além de orientações sobre voos, trânsito e turismo de Cascavel. No local, também terá atendimento em inglês para os visitantes estrangeiros. O estande ficará logo na segunda entrada do Parque Tecnológico, onde os usuários de apps farão o embarque e desembarque dos veículos.

Taxistas também terão ponto de embarque

Os motoristas de táxi tradicionalmente já têm o ponto de embarque na Feira do Show Rural. Os profissionais também serão fiscalizados, uma vez que, segunda a Transitar, houve registros de cobranças fora do taxímetro em outras edições. O objetivo é assegurar que os bons profissionais tenham o respaldo da Transitar com o ponto de apoio e quem não seguir as regras será devidamente autuado, inclusive com possibilidade de perder a licença.

Visando a melhoria da mobilidade e segurança dos seus visitantes, o acesso à marginal estará limitado para acesso do transporte coletivo, ônibus de turismo e transportes por aplicativos. A entrada será pelo segundo portão de acesso ao Parque Tecnológico, na marginal da BR-277. O local será ponto de embarque e desembarque para os passageiros de aplicativos, com o acompanhamento e apoio dos agentes da mobilidade da Transitar.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE