Agronegócio

Show Rural Coopavel: Montagem de estandes ganha agilidade e avança

Cerca de 80 montadoras vão preparar os espaços que serão utilizados pelos 400 expositores confirmados

Show Rural Coopavel: Montagem de estandes ganha agilidade e avança

Cascavel – Com cerca de um mês para início da 34ª edição do Show Rural Coopavel já é grande a movimentação na área que, de 7 a 11 de fevereiro, vai receber um dos três maiores eventos mundiais em transmissão de novos conhecimentos para a pecuária e a agricultura. As montadoras estão autorizadas, desde a manhã do dia 3, a iniciar a montagem dos estandes e alguns já dão formato às primeiras estruturas.

No auge dos trabalhos, de 15 a 30 de janeiro, mais de 80 montadoras de todo o Brasil estarão em Cascavel para a preparação dos ambientes dos expositores. “São empresas ligadas aos mais diferentes setores do agronegócio brasileiro e mundial que mostrarão, a agricultores e a pecuaristas de várias regiões, o melhor em tecnologias que aliam otimização de custos e resultados”, pontua o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

A abertura do evento será no domingo, 6 de fevereiro, às 11h, com uma missa. “Esse dia é especialmente dedicado às famílias de Cascavel e cidades vizinhas que podem visitar o parque e participar da celebração eucarística. Tudo observando medidas sanitárias orientadas pelos órgãos de saúde”, segundo Dilvo Grolli. A visitação aos estandes terá início na segunda-feira, às 8h.

 

Sustentabilidade

Um dos principais compromissos da Coopavel no Show Rural é fazer com que o evento esteja ainda mais conectado às soluções da sustentabilidade. E as novidades nessa direção começam em uma das tarefas iniciais de preparação da mostra de tecnologia, que é a montagem dos estandes que vão abrigar os 400 expositores.

Pela primeira vez desde que a mostra foi criada, em 1989, os profissionais do setor de montagem têm à sua disposição uma frota de patinetes elétricos. São seis equipamentos conseguidos em parceria com a Solar Eng, empresa cascavelense especializada em soluções em energias renováveis.

O parque do Show Rural foi, há quatro anos, um dos primeiros do Brasil a investir em recursos sustentáveis, como na instalação de placas fotovoltaicas que geram grande parte da energia elétrica consumida no local. E entre as novidades para essa 34ª edição está a ampliação da coleta seletiva, integrando mais ativamente os geradores de resíduos ao processo de separação de materiais para posterior correta destinação.

 

Agilidade

Além do avanço ambiental, as duas principais vantagens do uso dos patinetes são a mobilidade e a agilidade no deslocamento do pessoal da equipe pelo interior da área de 720 mil metros quadrados, destaca o coordenador da Montagem, Samuel Felipe. “Alguns dos 27 profissionais do setor chegam a percorrer distâncias superiores a 20 quilômetros, a pé, todos os dias. E com o patinete elétrico ganhamos também em comodidade”.

Com autonomia de 25 quilômetros e velocidade média de 22 quilômetros por hora, o patinete permite à equipe chegar ao local de qualquer ocorrência com mais rapidez. “Algumas delas são urgentes, principalmente quando ocorre algum dano à estrutura física do parque, e já percebemos que esses novos veículos são muito eficientes nessas situações”, cita Samuel.

Os patinetes são fáceis de operar e dão nova dinâmica às tarefas da equipe que acompanha a montagem dos estandes, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. “A sustentabilidade, a otimização do uso dos mais diferentes recursos e o respeito ao meio ambiente estão entre as tônicas do Show Rural. Essas atitudes também estão presentes há muitos anos no cotidiano da Coopavel, cooperativa que tem por lema produzir alimentos com sustentabilidade”.

 

 

 

Conhecimento, mais produção e custo menor

Criado em 1989, o Show Rural Coopavel tem por missão levar novos conhecimentos aos produtores rurais para que possam produzir mais, melhor e com menos custos. “O evento acelerou o processo entre o desenvolvimento da pesquisa e o repasse das novidades aos agricultores, fazendo com que os resultados no campo apareçam mais rapidamente”, diz o agrônomo Rogério Rizzardi, coordenador-geral do Show Rural. “No passado, uma novidade demorava tempo considerável para chegar e ser aplicada, agora, com mostras de tecnologia com essa, tudo ocorre com muita agilidade”.

O acesso ao parque e o uso do estacionamento, com 12 mil vagas, são gratuitos. O trabalho das montadoras deverá estar concluído até o fim da tarde do dia 2 de fevereiro. “A pandemia traz novos desafios para eventos como esse. Mas superação e aprendizado contínuo são duas das nossas principais características”, observa Dilvo Grolli.

 

Coopavel segue com contratações temporárias

 

O setor de Recrutamento e Seleção da Coopavel continua selecionando profissionais para atuar em diversas funções durante a 34ª edição do Show Rural. São 800 vagas para colaboradores temporários. Segundo o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky, estão abertas vagas para auxiliares de cozinha, limpeza, de campo, estacionamento, coleta seletiva, fiscal de estandes e recepção. Os temporários (diariastas e mensalistas) vão receber remuneração pelos dias trabalhados e outros benefícios, como vales-transporte e refeição.

“Além de começar o ano ocupado, atuar no Show Rural Coopavel, devido à sua importância e amplitude, acrescenta pontos significativos ao currículo do candidato a uma futura vaga para trabalho permanente”, observa o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli. “Teremos, ao todo, cerca de 1,5 mil pessoas da Coopavel e temporários atuando no evento”.

As inscrições podem ser feitas na Agência do Trabalhador de Cascavel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no próprio no Show Rural (na BR-277, km 577, saída para Curitiba), diariamente das 8h às 18h. E nas quartas, os interessados podem se dirigir no setor de recrutamento que a Coopavel mantém na área industrial – BR-277, km-582, também na saída para Curitiba.

As inscrições também podem ser feitas pela internet – www.showrural.com.br (link Trabalhe Conosco), no Facebook pelo www.facebook/vagascoopavel e no Linkedin no likedin.com/company/coopavel.

Assessoria