Cotidiano

Sescap-PR faz balanço positivo do ano

Cascavel – Um ano de êxitos consideráveis de representatividade há muito almejado. É dessa forma que o diretor regional do Sescap-PR em Cascavel, Michel Lopes, resumiu as atividades realizadas ao longo de 2017 em Cascavel e nos municípios atendidos pelo escritório local. “Apesar de um ano difícil para a economia, conseguimos bons resultados em diferentes áreas de atuação do empresário do ramo contábil”, destacou Michel.

O escritório regional do Sescap-PR em Cascavel destaca entre as conquistas a criação, por meio de Lei Municipal, do Conselho do Contribuinte, inclusive com a nomeação de um conselheiro para tratar das demandas em segunda instância na Prefeitura de Cascavel, por meio de um colegiado de técnicos do Executivo e também da sociedade civil organizada, que decidirá tecnicamente a defesa apresentada, antes de recorrer à esfera judicial. Trata-se de uma luta de duas décadas em torno da criação desse conselho. As reuniões contaram com a participação direta do diretor regional do Sescap-PR em Cascavel, Michel Lopes, e do diretor de Eventos do Sescap-PR, Manoel Góes. Serão ao todo nove membros efetivos, sendo cinco indicados pelo Executivo e quatro pelas entidades da sociedade civil organizada.

Michel Lopes ainda ressalta a participação em encontros com vereadores e secretários municipais no sentido de aprovar o Refic (Refinanciamento de Dívidas Municipais). Ele destaca os avanços no âmbito da capacitação, com a formação de turmas do Projeto Especializar na área societária e também do projeto Formar para preparar futuros analistas fiscais. “São projetos importantes que até então eram observados apenas em grandes centros”.

O diretor regional do Sescap-PR ainda ressalta a participação na Câmara Técnica Tributária da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e do Comitê Gestor Municipal, “onde avançamos em muitas situações relacionadas à desburocratização das instituições, além de opiniões em demandas tributárias”.

Na certificação digital, o escritório regional do Sescap-PR foi auditado sem ressalvas, mantendo a entidade como referência e de extrema confiança na emissão de certificados digitais no Paraná. Michel conclui citando o fortalecimento do Grupo de Estudos Tributários, que passou a ser coordenado pelo profissional da área contábil, Diego Paim.