Policial

Servidores desmentem coordenador regional do Depen e reclamam da dificuldade em conseguir testes para covid-19

Segundo a nota do Sindarspen, agentes penais estão inclusive voltando do isolamento antes do período recomendado

Servidores desmentem coordenador regional do Depen e reclamam da dificuldade em conseguir testes para covid-19

O Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná) emitiu na tarde desta sexta-feira (10), uma nota referente aos relatos de casos e sobre a dificuldade em que os policiais penais estão passando para conseguir realizar testes para a covid-19 nas unidades penais.

Veja a nota na íntegra:

Diferente da informação dada pelo coordenador regional do Depen (Departamento Penitenciário) de Cascavel, Thiago Correia, que não há servidor contaminado pelo coronavírus e que os servidores teriam sido testados para covid-19, o que vem acontecendo é a dificuldade para se conseguir fazer teste e agentes estão voltando ao trabalho com menos de 14 dias, período de incubação do novo vírus, recomendado pelas autoridades médicas.

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) ao lançar o Mapa de Monitoramento da prevenção de coronavírus nas unidades penais do Paraná, nesta segunda 06/07, informou que dois policiais penais estariam com a COVID19 na Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). Informação esta confirmada pelos atestados dos servidores. Porém, o diretor do Depen, Thiago Correia, chegou dizer à imprensa que não havia nenhum caso nas unidades penais em Cascavel. Ele também disse que os servidores vêm sendo testados, o que não condiz com os relatos dos servidores que tem apresentado sintomas.

Além da existência destes casos, há servidores com sintomas que não tem conseguido realizar o teste, pois não tem sido disponibilizado pelo DEPEN. Além disso, há informações que levam o servidor que já está doente ter que enfrentar um périplo e mesmo assim não conseguem ser testados. A Coordenação Regional do DEPEN tem enviado uma orientação aos agentes que não tem levado a lugar algum e tem deixado os servidores sem testagem.

É o caso de um servidor penitenciário (que não quis se identificar) de Cascavel, que relatou ao sindicato que teve febre de 39 graus (em dia de trabalho) no dia 07 de julho. E, desde lá tem enfrentado dificuldades para conseguir ser testado e poderá ter que voltar antes dos 14 dias. “A perícia me deu 7 dias de afastamento. E, a orientação dada pela coordenação regional do DEPEN foi que eu que buscasse a Unidade de Saúde do município para o teste”, relata.   

A orientação dada pela Coordenação Regional do DEPEN é que o agente busque a Unidade de Saúde Municipal atestando que o mesmo precisa ser testado. Porém, não há por parte da Prefeitura, um numero de protocolo exigido pelo RH do DEPEN. Este protocolo é para que o RH agilize a testagem. Até agora, o servidor  ainda não conseguiu fazer o teste e poderá ter que voltar antes do período adequado podendo oferecer risco de contaminar os colegas, caso esteja com a COVID19.

Em e-mail, este servidor recebeu a seguinte informação do RH do Depen: “infelizmente você não poderá vir até a unidade penal devido sua notificação de isolamento e também não há uma equipe para se deslocar até seu domicílio para fazê-lo. Portanto deverá aguardar orientações do sérvio de Saúde Municipal, através do Call Center da Prefeitura.” Importante destacar que nesta quinta, 09/07, foi sancionada a Lei federal lei 14.023 de 2020, que trata, entre outros temas, a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. Os policiais penais foram inseridos entre estes profissionais e portanto tem prioridade para testes.

O SINDRSPEN já notificou a coordenação regional do DEPEN para que seja resolvida a situação quanto à disponibilização de testes, principalmente para os que apresentam sintomas.  Sobre a situação da Regional de Cascavel também foram notificados o MP, COE, SESP, Secretaria de Saúde de Toledo, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Saúde da Cascavel, Conselho da Comunidade, OAB Seccional Cascavel, Prefeitura de Cascavel, Diretor Geral do Hospital Universitários do Oeste do Paraná, Defensoria Pública de Cascavel, Arcebispo Metropolitano de Cascavel, Procurador Geral da Justiça, entre outros órgãos e autoridades.

Fonte: Sindarspen