Cotidiano

Sanepar inicia contratações para obras do sistema de tratamento de esgoto de Santa Tereza

Licitação contempla primeira fase que deve iniciar até maio de 2020

Sanepar inicia contratações para obras do sistema de tratamento de esgoto de Santa Tereza
O sistema de tratamento de esgoto está a um passo de se tornar realidade em de Santa Tereza do Oeste. A Sanepar acaba de encaminhar para licitação a primeira parte do projeto do sistema, para início das obras até maio de 2020. Os preparativos para a licitação foram conferidos de perto pelo prefeito Élio Marciniak (Kabelo) em visita à Diretoria de Investimentos da Sanepar na segunda-feira (18), em Curitiba.
“Após um esforço de reaproximação e negociação para plena quitação de débitos anteriores do município com a Sanepar, Santa Tereza do Oeste poderá ser atendida com um serviço adequado de saneamento básico, com padrão de excelência como a população merece”, celebrou o prefeito.
O diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, explica que a Sanepar tem trabalhado intensamente para implantar coleta e tratamento de esgoto em locais que não dispõem do serviço. “Já iniciamos projetos em 29 municípios e obras em outros 7. Estamos empenhados em universalizar o saneamento no Paraná por entendermos a relação direta do serviço com o desenvolvimento humano das cidades. Já se sabe que os reflexos são imediatos na saúde, na qualidade de vida e até mesmo na longevidade média da população”, comenta Joel.
Números – A primeira etapa das obras contemplará a bacia do córrego Santa Tereza, na região próxima da BR-227, a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com vazão média de 10 litros por segundo, implantação de 20 quilômetros de rede coletora, 5 quilômetros de emissário e 1.300 ligações. Somente nessa fase, serão gerados 291 empregos diretos e 1.500 indiretos, movimentando também a economia do município.
Em dezembro, devem iniciar também os trabalhos de topografia e sondagem para subsidiar a licitação do projeto que atenderá a bacia do rio Gonçalves Dias, que está prevista para 2022, na segunda fase das obras.
Com a construção do sistema de coleta e tratamento do esgoto, Santa Tereza do Oeste terá duas ETES, 41,3 mil metros de redes coletoras e 2.057 ligações prediais. Está prevista ainda a construção de uma elevatória de esgoto, a instalação de quase 5 mil metros de interceptores e 1,4 mil metros de linha de recalque.
Às vésperas de completar 30 anos, a cidade vai saltar de zero para 65% dos imóveis atendidos com rede coletora, tendo 100% de tratamento do esgoto coletado. Os investimentos ultrapassam R$ 32 milhões, assegurados pela Sanepar com financiamento da Caixa Econômica Federal, sem comprometer o orçamento do município.