Agronegócio

Safra de inverno: Aberta a temporada para o plantio do trigo

Serão plantados 188 mil hectares do trigo na região oeste do Paraná

Safra de inverno: Aberta a temporada para o plantio do trigo

Toledo – Os produtores que destinarão mais de 188 mil hectares para o cultivo do trigo na região oeste do Paraná já podem iniciar o plantio. Isso porque está aberto o zoneamento agrícola para a cultura e o oeste deve ser o maior produtor estadual, mais uma vez, com uma expectativa inicial de produção superior a 600 mil toneladas.

Se comparado à produção regional de soja e milho, por exemplo, o volume de trigo pode parecer inexpressivo. Isso porque a região colhe próximo de 4 milhões de toneladas de soja por ano e cerca de 6 milhões de toneladas de milho em duas safras.

Ocorre que a produção brasileira de trigo gira entre 5 milhões e 6 milhões de toneladas por ano, exigindo a importação de mais de 5 milhões de toneladas para dar conta do consumo nacional. Ou seja, o oeste produz cerca de 12% da produção nacional.

A janela de cultivo coberta pelo zoneamento, a que indica o melhor momento para plantar e ficar coberto pelo seguro agrícola, segue até junho, mas a expectativa é para que o auge da semeadura ocorra entre o fim deste mês e as duas primeiras semanas de maio, logo após concluída a colheita do milho safrinha.

Ainda não há levantamento do percentual de área já plantada, mas a expectativa é para que parte dela tenha sido cultivada na região coberta pelo Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Toledo, com abrangência em 20 municípios.

Dos mais de 188 mil hectares, naquela regional devem ser apenas 23 mil hectares. Os demais estão todos no Núcleo de Cascavel, em 28 municípios.

Reportagem: Juliet Manfrin