Variedades

Rumo aos 70, Toledo divulga agenda da programação da festa dos 69 anos

Rumo aos 70, Toledo divulga agenda da programação da festa dos 69 anos

 

Toledo – Na próxima terça-feira (14) Toledo completará 69 anos de emancipação político-administrativa. Em alusão à data, uma ampla programação de eventos culturais, políticos, esportivos, ambientais e religiosos está organizada até o dia 15 de dezembro. Além disso, o governo municipal dará início aos preparativos para a grande festa dos 70 anos da Capital Paranaense do Agronegócio cujo ponto alto será em dezembro de 2022.

O cronograma foi iniciado na quinta-feira (9), às 19h30, com o encerramento da 15ª Mostra de Circo Social, no campo de futebol ao lado do Circo da Alegria (cruzamento das ruas Félix da Cunha e Carlos Gomes). Na ocasião, haverá show com a banda Los Coronezos (Toledo), intervenção artística com o grafiteiro Isaac Souza de Jesus, show de encerramento do Circo da Alegria, entrega das carteiras de Monociclo (turmas 2021), Noite de Luz e Fogo, e apresentações e competições em geral.

No Parque Ecológico Diva Paim Barth (entre as ruas Irmão Nicolau e Pedro dos Santos Ramos), ainda na sexta-feira (10) foi iniciada a programação da Virada Cultural 2021, que segue até domingo (12) com várias atrações artísticas para todos os gostos e faixas etárias, incluindo um inédito show de drones no encerramento, com sessões às 20h e 21h30. Quase toda programação deste evento ocorrem no principal cartão postal da cidade, à exceção da que ocorrerá na manhã de sábado (11) na Praça Willy Barth.

A programação esportiva segue durante toda tarde, com as finais da 5ª Taça Mauro Maiorki de Futebol Sete, a mais importante competição da modalidade em Toledo. Às 16h30, AABB Toledo/Amarelo e Aliança fazem a final da categoria Feminino. A da Veteranos Masculino, entre Vertys Solar/Omega Sat e Móveis Limberger, está marcada para as 17h30. Às 18h30, Náutico EC e Mecânica Ribeiro decidem o título da Livre Masculino.

No domingo (12), em paralelo com as atrações da Virada Cultural, será realizada mais uma etapa do “Tô no Meio”, conjunto de ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento. A partir das 14h30, haverá arrecadação de livros didáticos desatualizados, Trilha no Horto e feira de adoção de pets com arrecadação de suprimentos que serão revertidos em prol de protetoras cadastradas pelo Programa de Defesa e Proteção Animal.

No dia 13, às 18h30, será celebrada na Catedral Cristo Rei missa de ação de graças pelo aniversário de Toledo com a presença do Coral Cristo Rei. Outro evento religioso da programação – o último, por sinal – está marcado para a próxima quarta-feira (15), às 20h: o culto em louvor aos 69 anos do município no Templo Sede da Igreja Assembleia de Deus que contará com a presença dos pastores que integram a Associação dos Ministros do Evangelho de Toledo (AME).

 

14 de dezembro

No dia do aniversário de Toledo, as atenções estarão voltadas para o Teatro Municipal. Às 19h30 haverá solenidade de lançamento da logomarca alusiva ao aniversário de 70 anos do município, a qual estará presente em todas as atividades comemorativas da efeméride. Em seguida, os bailarinos da Curitiba Companhia de Dança sobem ao palco para o clássico espetáculo “O Quebra-Nozes”.

O day after reserva ainda a inauguração da nova sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Itinerante. O evento, às 10 horas, marca oficialmente os atendimentos em uma estrutura mais ampla, localizada na região central de Toledo (Rua Souza Naves, 171).

 

“To no Meio” movimenta o domingo

Para enriquecer a programação da Virada Cultural, que acontecerá neste fim de semana em Toledo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, organizou algumas ações para inserir “no meio” da agenda de domingo (12), o “Tô no Meio”. Trilha ecológica, Feira de Adoção de Animais, Drive Thru para arrecadação de livros didáticos desatualizados, são as principais atividades.

O domingo no Parque Ecológico Diva Paim Barth estará repleto de atividades para toda a família. A partir das 14h30 haverá um Drive Thru para arrecadação de livros didáticos desatualizados. A coordenadora da Defesa e Proteção Animal, Júlia Heiss, conta que a ideia surgiu de uma estudante de Foz do Iguaçu, que atua na área de resíduos.