Cotidiano

Revitalização deixará Praça do Migrante mais bela

Um dos espaços públicos mais conhecidos de Cascavel, a Praça do Migrante está passando por um processo de revitalização dos canteiros de flores

Revitalização deixará Praça do Migrante mais bela

Quem passa pela Praça do Migrante, no centro de Cascavel, já percebe que  o local está passando por uma  revitalização. Um projeto paisagístico está sendo desenvolvido para dar mais vida, cor e beleza ao local. A  empresa responsável pelo paisagismo da cidade está  fazendo o plantio de flores de inverno como amor perfeito, cravínias, beijinhos, entre outras espécies.

Recentemente, a Praça do Migrante foi alvo dos vândalos que destruíram parte dos bambuzais que fazem parte  dos jardins da praça. Depois  que o local foi  limpo , o plantio dos canteiros teve início. “A Praça do Migrante é uma das mais importantes de Cascavel e a gente quer com este projeto torná-la ainda mais atrativa para o uso da população, como área de lazer”, disse o secretário de meio ambiente , Ney Haveroth.

 

A Praça

A Praça do Migrante (Florêncio Galafassi) é uma dos espaços públicos mais conhecidos em Cascavel.  São  9.530 metros quadrados de área que tem como principal característica o Monumento ao Migrante, constituído por um lago com chafariz, dentro do qual uma obra formada por rampas de concreto apontam para cinco regiões do Brasil. O tamanho de cada rampa representa a proporção e a origem dos migrantes que colonizaram o Município de Cascavel.  A maior  rampa representa os migrantes da  região sul, na sequência são representados os migrantes das regiões nordeste, centro-oeste e sudeste e norte. No espaço há ainda bandeiras de todos os Estados Brasileiros.

 

O Projeto

O projeto da Praça do Migrante foi elaborado pela equipe paranaense de arquitetos formada por Joel Ramalho, Leonardo Oba e Guilherme Zamoner, por meio de concurso público. Sua construção e inauguração aconteceu em 1977.

 

Florêncio Galafassi

A praça leva o nome do pioneiro Florêncio Galafassi, que nasceu em  Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 1898, e migrou para Cascavel em 1948 para administrar empresas madeireiras, base econômica do município na época. Ele morreu em 1976, aos 78 anos.

A localização da praça é simbólica, pois foi ali que o comércio local nasceu e prosperou, transformando Cascavel na  quinta maior cidade do Estado e a  11ª cidade do Brasil no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM).