Agronegócio

Representantes de 22 municípios conhecem o Programa Agricultura Urbana

Visita técnica aconteceu nesta sexta-feira e teve, ainda, a participação de técnicos da Itaipu Binacional...

Representantes de 22 municípios conhecem o Programa Agricultura Urbana
O Agricultura Urbana, programa vinculado ao Território Cidadão, recebeu, nesta sexta-feira (13),  40 gestores ambientais representantes de 22 municípios da região Oeste do Paraná e técnicos da Itaipu Binacional.  Eles conheceram três, das 83 unidades produtivas do programa.
A visita técnica teve início na Unidade Produtiva 14, no Jardim Veneza, onde a equipe foi recepcionada com um café da manhã. O gestor do programa, José Luiz Ferreira, detalhou aos visitantes o funcionamento do programa.
Ferreira mostrou ao grupo as alterações propostas no edital de chamamento público, que está em fase de elaboração e será publicado nos próximos dias.
Visivelmente emocionado, o coordenador da Unidade 14, Sílvio José Gonçalves, destacou a a importância do programa e do apoio da administração municipal. Gonçalves enfatizou que oito famílias tiram seu sustento do trabalho no local e com o renda conseguem, inclusive, pagar o parcelamento da casa própria.
O grupo visitou, ainda, a Unidade Produtiva 62, no Bairro Neva, e a Unidade 50, no Santa Cruz, local onde será desenvolvido o projeto Horta Escola.
Antonio Marcos Gomes, coordenador da Unidade 62, enfatizou a participação da comunidade no programa e explicou aos visitantes como os valores obtidos na comercialização dos produtos colhidos são utilizados para a subsistência das famílias envolvidas.
O coordenador da Unidade 50, Mauro Siebert, detalhou ao grupo o histórico de luta para a implantação do programa Agricultura Urbana e apontou a possibilidade de os gestores ambientais que participaram da visita replicaram o programa em seus municípios.
“É de uma magnitude imensurável essa visita feita por 40 gestores ambientais, representando 22 municípios da região, fortalecendo ainda mais a grande e fundamental parceria que a Administração Municipal tem com a Itaipu Binacional. Essa troca de experiências só vem a somar no desenvolvimento de nossas atividades, agradecemos aos coordenadores Mauri, Luciléia e Rosana, que estiveram representando a Itaipu”, frisou o gestor territorial Walter Parcianello.
Fonte: Secom