Cotidiano

Região Oeste fecha 437 postos de trabalho, segundo dados do Caged

Situação mais drástica ocorreu em Cascavel com o fechamento de 359 postos

Foz do Iguaçu – O mês de junho não foi nada bom aos trabalhadores. Mais uma vez houve queda no número de contratações formais. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que avalia o desempenho de sete municípios da região – Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Toledo – foram fechados 437 postos de trabalho somente no mês passado, resultado das 10.344 admissões menos os 10.781 desligamentos.

O saldo negativo não chega a superar o do mesmo período de 2014, quando a região não conseguiu manter outras 453 vagas.

Um dos setores mais afetados foi o de serviços. O município de Foz do Iguaçu foi o que teve maior representatividade no que se refere às demissões no setor, com o fechamento de 174 postos de trabalho. Na fronteira, os desligamentos, que chegaram a 2.311, superaram as contratações (1.996). Isso representa uma diminuição de 315 vagas formais disponíveis no mercado.

Entretanto, a situação mais drástica ocorreu em Cascavel. Mesmo considerada cidade polo do Oeste, não foi possível evitar mais uma série de demissões. O saldo fechou negativo, com o fechamento de 359 postos. Ao todo, foram 4.464 admissões e 4.823 pessoas demitidas. O setor mais afetado, com 753 demissões e 135 postos de trabalho fechados, foi o da construção civil. Segundo o Caged, a sequência de demissões e saldo negativos ocorre desde 2011. Desde o início da série histórica do Caged, em 2003, esse é o pior resultado ao município.

Indústria em queda

O setor da indústria da transformação também registrou um número expressivo de demissões. Conforme o Caged, dos sete municípios do Oeste do Paraná, cinco tiveram menos formalizações nesse segmento.

O que mais demitiu foi Medianeira, com 359 demissões. Contabilizadas as 230 admissões, o município extinguiu 129 vagas somente na indústria. Atrás está Cascavel, que encerrou 99 vagas no setor, Guaíra (-37), Marechal Cândido Rondon (-4) e Assis Chateaubriand (-4). Apenas Toledo e Foz do Iguaçu mantiveram 45 postos de trabalho no setor secundário.

Paraná

O Paraná fechou o mês de junho com mais demissões do que admissões. Em todo o Estado, foram extintos 8.893 postos de trabalho, afetando principalmente a indústria da transformação, com mais de 27 mil desligamentos. Ao todo, o segmento encerrou 4.504 vagas. A diferença de junho do ano passado é grande. Em 2014, foram fechados 2.952 postos de trabalho no Paraná, quase seis mil vagas a menos de um ano a outro.

(Com informações de Marina Kessler)