Cotidiano

Refic segue até o dia 15

Prorrogado até o dia 15 de dezembro, o Refic 2017 atendeu mais de 36 mil contribuintes desde o dia 1º de setembro e ultrapassa a casa dos R$ 31 milhões renegociados em 90 dias. Com plantões também nos Territórios I e III esta semana, o conselho da Secretaria de Finanças é para não deixar para a última hora e aproveitar esta última chance de encerrar o ano sem pendências com o Município.

"Esta é a última oportunidade de quitar as pendências antigas relacionadas a contribuições de melhorias, IPTU, multas, outorgas onerosas, dívidas com alvará e ISSQN, entre outras penalidades pecuniárias, todas com descontos atrativos", reafirma o secretário de Finanças, Renato Segalla, lembrando que após o dia 15 de dezembro não haverá nova prorrogação.

"E, neste momento, o atendimento é mais tranquilo, sem filas, pois nos primeiros dias a procura sempre cai. Além disso, a guia para o pagamento é emitida com prazo para alguns dias, então o contribuinte não precisa se preocupar pois não precisa pagar a parcela ou a cota única no ato", detalha o secretário.

Média

No início do Refic a média de atendimentos era de 400 pessoas ao dia; próximo do término chegou-se a atender até 700 e, na prorrogação, o número baixou para cerca de 250 contribuintes ao dia. "Nos últimos dias as filas serão maiores, como é tradição", estima Segalla, lembrando que aqui na Prefeitura, o plantão do Refic é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, sem intervalo para o almoço, em frente ao auditório.

Plantões nos bairros

Para quem mora no região dos Territórios I e III haverá plantões de atendimento nos bairros esta semana, como parte das ações de descentralização previstas no Programa Território Cidadão.

Nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), o atendimento será no Território I, do Bairro Cascavel Velho, das 8h30 às 17 horas, sem intervalo para o almoço.

Já na quinta-feira (7) e sexta-feira (8) o atendimento será no Território III, no Bairro Santa Cruz, das 8h30 às 17 horas, sem intervalo para o almoço.

"Teremos dois servidores treinados e aptos a prestar informações, negociar e formalizar acordos de renegociação à vista e a prazo em cada Território", detalha Segalla.

Online

Outra opção para quem recebeu a carta da Secretaria de Finanças e tem dívida original, sem ter sido ajuizada, com primeiro parcelamento, é fazer o cadastro pelo Portal do Cidadão, no Portal do Município, com senha, e consultar débitos e regularizar a situação de forma online.