Esportes

Rali de Estação fará homenagem ao cascavelense Eduardo Ortolan

O cascavelense Eduardo Ortolan, o Lobinho, recebe dos gaúchos o reconhecimento por sua contribuição para o crescimento do rali brasileiro

Rali de Estação fará homenagem ao cascavelense Eduardo Ortolan

Com 20 anos de história, será disputado no próximo fim de semana o Rali de Estação, cidade da região norte do Rio Grande do Sul. A programação começa na sexta-feira e vai até domingo, quando serão conhecidos os vencedores da competição, que será válida pela segunda etapa dos Campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Velocidade.

O ACE (Automóvel Clube de Estação) fará uma série de homenagens a personalidade que são e foram importantes para o rali da cidade, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Dentre os homenageados estará o cascavelense Eduardo “Lobinho” Ortolan, que faleceu no dia 15 de março, como um dos mais de 580 mil brasileiros que perderam a vida devido à covid-19. Também será homenageado o curitibano Ulisses Wichoski, que era diretor da empresa de cronometragem Chronoasat e também foi vítima da covid-19. Outro homenageado será Dorvalino Rosa, pai do atual presidente do Automóvel Clube de Estação, Leandro Rosa.

Trechos cronometrados levarão os nomes dos homenageados. No shakedown, trecho do treino livre, na sexta-feira, levará o nome de Dorvalino Rosa. A primeira especial no sábado vai ganhar o nome de Sicredi Estação, acrescido de Lobinho, como era conhecido o navegador cascavelense Eduardo Ortolan, que sempre destacou o evento de Estação como um dos que mais gostava de fazer no Brasil.

Já a segunda especial do domingo terá o nome de Ulisses Wichoski/Rodoil/Posto Bortolini. Ulisses era proprietário da Chronosat, que por muitos anos prestou serviços de cronometragem ao Rali Estação e a outros eventos pelo Brasil, entre eles, Sertões.

Crédito: Edson Castro


Guilherme Moleiro

Em sua segunda atuação no traçado do Kartódromo Raceland e primeira com pista molhada, o piloto rolandense Guilherme Moleiro conquistou o terceiro lugar na categoria Cadete no Open do Sul-Brasileiro de Kart. A competição foi disputada sábado (28) na Região Metropolitana de Curitiba e serviu como preparação para a disputa principal, que será realizada de 23 a 25 de setembro, no mesmo local.

 

Motocross

O Campeonato Brasileiro de Motocross começou no último domingo em Faxinal, no Paraná. A prova foi válida também pela quarta etapa do Campeonato Paranaense. Willian Guimarães e Kevyn de Pinho, que venceram as categorias MX4 e 65cc, respectivamente, foram os destaques da abertura da temporada. Willian ainda foi o quinto colocado na MX3, classe na qual o colega Rodrigo Taborda alcançou a terceira colocação. A próxima etapa do Brasileiro será em outubro, na cidade de Fagundes Varela, no Rio Grande do Sul, enquanto a quinta etapa do Paranaense será em Paranaguá, também em outubro.

 

Bruna Tomaselli

A brasileira Bruna Tomaselli, da Veloce Racing, terminou o GP da Bélgica da W Series, na 15ª posição, em corrida disputada na manhã de sábado (28), em Spa-Francorchamps. A chuva foi o personagem principal do fim de semana, que teve a vitória da finlandesa Emma Kimilainen. O fim de semana em Spa foi marcado por um forte acidente na sessão de treino classificatório da W Series, quando seis pilotos se envolveram na temida curva Eau Rouge. Agora, Bruna soma 12 pontos e ocupa a 12ª posição no campeonato. A próxima etapa da temporada da W Series será disputada já no próximo sábado (4), no circuito de Zandvoort, na Holanda, também como preliminar da Fórmula 1.