Cotidiano

R$ 828 mil para nova USF

A estrutura precária da USF (Unidade de Saúde da Família) do Bairro Colmeia em Cascavel receberá melhorias. Uma nova unidade será construída no mesmo local e as obras atenderão a uma reivindicação antiga da comunidade.

“Desde que nasci moro nesse bairro e acredito que houve reforma somente uma vez. Está mais do que na hora de alguma melhoria ser feita”, comenta Giovana Fagundes.

Ela reconhece que o modelo de atendimento implantado pelo município melhorou muito o tempo de espera das consultas e que a construção da nova unidade beneficiária ainda mais a população. “Não tenho do que reclamar de enfermeiros e médicos, mas será muito melhor uma unidade com sala de espera maior e consultórios novos”, ressalta.

Pelo lado de fora, as janelas e portas enferrujadas e madeiras do forro já sinalizam os desgastes do tempo de construção da estrutura. Até mesmo o bueiro à frente da unidade precisa de limpeza.

Manoel de Novaes Neto também está na expectativa de que esses e tantos outros problemas sejam resolvidos. “O que toda a população espera é por melhorias na área da saúde”, afirma.

O aviso de licitação publicado no Órgão Oficial do município prevê o valor máximo de R$ 828.572,51 para as obras da nova USF. O valor exato, no entanto, somente será anunciado após a escolha da empresa no dia 2 de maio.

Mudança

Devido às obras que devem levar sete meses, a Secretaria de Saúde de Cascavel busca um novo espaço provisório para que o atendimento aos pacientes não seja prejudicado. Um chamamento público foi aberto para locação de imóvel que deve ter no mínimo 210 metros quadrados. As adequações necessárias para funcionamento da unidade de saúde como divisórias, pontos hidráulicos e elétricos serão de responsabilidade do proprietário. Alguns possíveis imóveis já foram avaliados, mas ainda não houve definição.