Policial

Quatro presos durante operação do Gaeco já estão em liberdade

Empresários e o secretário de Ibema foram soltos por conta de um habeas corpus

Ibema – Já estão em liberdade, por meio de habeas corpus impetrado pelos advogados de defesa, os empresários Gelson Martins Teixeira, Alexsandro dos Santos e Odair Sartori, bem como o secretário de Administração e Finanças de Ibema, Valdir Schaefer.

Eles foram presos no último dia 19 em uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado). Já a secretária de Saúde de Ibema, Eunice Vieira de Lara, e sua assistente Nézia dos Santos, presas na mesma operação, continuavam ontem na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial), onde existe cela para mulheres.

Investigações policiais apontaram que o grupo fraudava compras de medicamentos feitas pela Prefeitura de Ibema. Na sexta-feira da semana passada, em continuação à operação, uma equipe do Gaeco voltou a Ibema para apurar denúncia de que a administração municipal estaria destruindo documentos relacionados ao caso.

No aterro municipal os policiais localizaram cinco pacotes de documentos – parte rasgada e parte cortada em tiras – que estão agora sendo analisados. Diante desse fato, não está descartada a hipótese da decretação de novas prisões.

De acordo com o Gaeco, há uma lista de pessoas que recebiam propinas periodicamente em Ibema e pelo menos mais uma dezena de municípios que adquiriam medicamentos das mesmas empresas estão sendo investigados.

(Com informações de Tissiane Merlak)