Policial

PTI promove treinamento de drones para Receita Federal

A Receita Federal vai aprimorar expertise técnica para ações de monitoramento nas fronteiras com o Paraguai e com a Argentina

PTI promove treinamento de drones para Receita Federal

O PTI-BR (Parque Tecnológico Itaipu) está promovendo um treinamento de pilotagem de drones para agentes da RFB (Receita Federal), que ocorrerá no dia 12 de abril, na sede da RFB em Foz do Iguaçu. O curso faz parte de uma das ações estabelecidas no convênio do projeto Muralha Inteligente, firmado entre Itaipu Binacional, Receita Federal e PTI-BR, em dezembro de 2020.

O convênio tem o objetivo de implementar, pesquisar e desenvolver soluções tecnológicas inteligentes que auxiliem no combate ao contrabando, ao descaminho e ao tráfico de armas e drogas na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).

Para Marcelo Mossi Vendramini, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e coordenador do projeto neste órgão, “a capacitação e a habilitação de mais profissionais da RFB na operação de drones reforça a nossa capacidade de exercer o controle aduaneiro na jurisdição da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, ponto chave no controle de fronteiras para o Brasil”.

A capacitação que será realizada para a Receita Federal reforça a competência do PTI no tema de veículos aéreos não tripulados, já tendo realizado treinamentos para: policiais militares, policiais federais, civis; oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Muralha Inteligente

Ao longo do projeto Muralha Inteligente estão previstas ações como: o apoio tático no monitoramento com a utilização de diversos modelos de drones; a instalação de câmeras de reconhecimento de placa de veículos em pontos estratégicos e também a implementação de aplicações de Inteligência Artificial para otimização dos trabalhos em campo dos agentes.

Para o diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido, o Muralha Inteligente vai cooperar com as ações de combate ao crime organizado na fronteira.

“Além de fortalecer a segurança nacional, o convênio implementará novas tecnologias que permitirão maior agilidade e assertividade no combate aos crimes transfronteiriços, em especial no lago de Itaipu, ampliando a segurança e a proteção nessa região estratégica”, explicou.

Segundo o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, auditor-fiscal Paulo Sérgio Cordeiro Bini, “o Projeto Muralha Inteligente é estratégico para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, não apenas pelas soluções tecnológicas que serão oportunizadas à nossa unidade, mas especialmente porque acreditamos que o sucesso deste modelo de atuação pode ser expandido para as demais unidades de fronteira da RFB”, disse.

Tríplice Fronteira

O coronel Francisco Ronald Rocha Fernandes, chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, reforça que o projeto Muralha Inteligente está convergente com o Objetivo Estratégico 03 (OE3) da empresa: “Desenvolvimento sustentável na área de influência, consideradas as especificidades de cada país”.

“A evolução tecnológica atual proporciona melhores condições de atendimento às demandas dos diversos órgãos da administração pública. A Itaipu entende que a parceria estabelecida com a Receita Federal e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu é essencial para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional”, explicou o coronel Ronald.

Fonte: PTI