Com a chegada desta época do ano, começam os preparativos para o “projeto verão”. A busca pelo corpo ideal lota as academias e as clínicas de estética. Para estar com a saúde em dia e o físico ideal, o importante é começar cuidando primeiro da alimentação.

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), não é preciso radicalismo para obter resultados e ainda dá tempo de começar uma mudança de estilo de vida, melhorando a alimentação e incluindo atividade física na rotina, sem colocar a saúde em risco.

"Não existe saúde física, mental e emocional que se mantenha firme com promessas de fazer sumir uma quantidade tão significativa de quilos de uma só vez e em um período tão curto de tempo. Para isso, é necessário um planejamento alimentar e de atividades físicas que servirá como um incentivo às mudanças permanentes no dia a dia, evitando, assim, o efeito rebote ou sanfona, quando todo resultado conquistado se perde", explica Tardioli.

Dicas para chegar ao verão com um corpo bonito e saudável:

Dê atenção para o café da manhã:

Começar o dia com uma refeição equilibrada garante mais energia, saciedade e disposição. Aposte em um pão de forma integral ou torradas, fontes de carboidratos, que fornecem energia. Para acompanhar, queijo ou ovo mexido (opções de proteínas) e, como complemento, fruta da estação ou suco de fruta natural, misturados com semente de linhaça ou chia, que acrescentam fibras, vitaminas e minerais.

Capriche nas saladas:

Frescas e refrescantes, as saladas são boas sugestões para os dias mais quentes, especialmente para o jantar. Combinando alguns ingredientes, é possível elaborar uma refeição completa, leve e balanceada! Acrescente frango desfiado, ovos de codorna, atum ou grão de bico, que são os alimentos fontes de proteína. E, para acompanhar, croutons caseiros! É só cortar o pão de forma em quadradinhos, regar com um fio de azeite de oliva e orégano e torrar no forno.

Prepare sorvetes caseiros e refrescantes:

Um lanche leve entre as refeições principais pode ajudar a controlar a fome e trazer mais disposição e energia para o dia. Frutas são boas opções para esse momento e podem se tornar mais atrativas e apetitosas em forma de sorvete. A sugestão é picar uma banana e levá-la ao congelador. Depois de congelada, bater em um mixer com cacau em pó e um pouco de mel. Para dar aquele toque especial, quebre alguns biscoitos integrais de cacau junte à "massa" do sorvete.

Pratique atividade física:

Comece a rotina de exercícios físicos aos poucos e escolha uma atividade prazerosa para você. Aproveite o sol e os dias mais longos, por conta do horário de verão, e se exercite ao ar livre, quando possível, praticando corrida, caminhada ou natação.

Reserve ao menos três dias da semana para atividades de uma hora. Desta forma, já é possível cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde de 150 minutos de exercício semanais.

Hidrate-se:

A água é responsável para mais de 70% das funções que o organismo realiza, por isso a importância de manter-se hidratado para repor os sais minerais decorrentes da transpiração.

Estipule metas realistas:

Eleve a autoestima e trace metas realistas, condizentes com sua rotina e com o seu biotipo. É possível perder peso ou ficar com o corpo mais definido, mas dentro do que seria ideal para cada um, sem sofrimento e sem arriscar a saúde.