Cotidiano

Projeto pretende criar o programa CNH Jovem do Paraná

Projeto permitirá que jovens de 18 a 21 anos tenham facilitado o acesso à CNH

Curitiba – O deputado Nereu Moura (PMDB) apresentou projeto de lei que visa instituir o programa CNH Jovem no Paraná. A proposta seria implantada pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), buscando a formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores.

O CNH Jovem vai permitir que jovens de 18 a 21 anos de idade e que cursaram os três anos do Ensino Médio em escola pública no estado, tenham facilitado o acesso à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Além de facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, o programa terá papel importante na garantia da segurança do trânsito, ampliando o número de condutores habilitados”, acredita.

Pelo projeto, 50% das vagas do programa serão destinadas aos inscritos com melhores pontuações no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado no ano anterior, com as demais vagas sendo distribuídas por sorteio.

O programa dispensa ainda os beneficiários do pagamento das taxas e dos custos relativos aos exames de aptidão física, mental e psicológica; dos custos inerentes à realização de provas teóricas e práticas; dos custos da consulta de Junta Médica e exame prático de direção veicular por comissão especial quando se tratar de pessoa com deficiência.

(Com informações da assessoria)