Cotidiano

Programa VIGIA no PR conta com binóculos com potência de 8 km

Para a utilização dos binóculos, os profissionais iniciaram, nesta semana, treinamento realizado em Manaus (AM)

Programa VIGIA no PR conta com binóculos com potência de 8 km

Brasília – Para reforçar o trabalho dos policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o VIGIA, o Ministério da Justiça e Segurança Pública adquiriu binóculos que utilizam tecnologia térmica avançada, com detecção de pessoas e veículos a até oito quilômetros de distância.  Os equipamentos serão destinados aos agentes de segurança pública do VIGIA que atuam nos estados do Paraná, Amazonas e Mato Grosso do Sul. O programa é coordenado pela Seopi (Secretaria de Operações Integradas).

“Essa entrega mostra o compromisso do Governo Federal com as forças de segurança pública que atuam nas fronteiras do nosso país. Policiais equipados com ferramentas de tecnologia avançada trazem, cada vez mais, resultados positivos na luta contra a criminalidade”, destaca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Para a utilização dos binóculos, os profissionais iniciaram, nesta semana, treinamento realizado em Manaus (AM).  Participam 10 agentes de segurança pública que se encarregarão de multiplicar o conhecimento da utilização do equipamento e da manutenção preventiva, a fim de maximizar o ciclo de vida dos binóculos e acessórios.

Os binóculos contam com tripé, baterias, cabos e computador para visualizar as imagens e possibilitam o aumento da consciência situacional das equipes policiais em atuação das fronteiras e utilizam tecnologia superior na ampliação da visão termal, com capacidade de juntar imagens e sua geolocalização, processo pelo qual algo ou alguém pode ser localizado com base em coordenadas geográficas.

 

Atuação

Em dois anos, o Programa VIGIA, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebeu investimento de mais de R$ 1,3 milhão em capacitações, treinando quase 2 mil operadores para atuarem como multiplicadores, além de fortalecerem a integração entre si. Também foram investidos cerca de R$ 130 milhões em aquisições de equipamentos de alta tecnologia para dar suporte às equipes em campo, como drones, óculos de visão noturna e equipamentos de radiocomunicação.

Atualmente o VIGIA está presente em 15 estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará. (Ministério da Justiça)