Cotidiano

Professora e egressa do curso de Psicologia colaboram em campanha de ação e prevenção junto ao Cense

Mulheres foram o público do encontro, devido à campanha Outubro Rosa; as psicólogas discorreram sobre o corpo como forma de expressão de conflitos e sofrimento psíquicos

As psicólogas Ana Tatiane Provin e Fernanda Fagnani Soares, com a enfermeira do Cense, Darhtila Miglioranza (ao centro)
As psicólogas Ana Tatiane Provin e Fernanda Fagnani Soares, com a enfermeira do Cense, Darhtila Miglioranza (ao centro)

Na última semana, a professora Fernanda Fagnani e a egressa Ana Tatiane Provin, do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foram convidadas pelo Cense (Centro de Socioeducação) para intervir junto as mães de adolescentes da instituição e servidoras. O encontro aconteceu no Núcleo Jurídico da Unipar, em Toledo.

O tema levantado foi “A indissociação corpo e mente, possibilitando, a partir de sintomas físicos, reflexão, responsabilidade e autocuidado”.

O trabalho abordou a impossibilidade de separação do corpo com a mente, ou seja, do físico com psíquico, deixando clara a noção de globalidade do indivíduo. “Iniciamos com a exposição da nossa constituição, tanto simbólica como real e, então, realizamos uma atividade para que as participantes localizassem partes do corpo em que sentem manifestar alguns sentimentos, como por exemplo, dor de cabeça quando se sente preocupada”, explicaram.

A ideia foi possibilitar a vivência da significação individual do próprio corpo e a possível utilização dele como forma de expressão de conflitos e sofrimento psíquicos. Outras questões trabalhadas foram a dificuldade e importância de autoescuta, respeito aos sinais que o corpo proporciona, percepção e análise de responsabilidades.

“O foco também foi oportunizar um lugar de fala para proporcionar mudanças na posição subjetiva dessas mulheres, gerando uma vida mais autônoma e uma atitude mais proativa diante de suas vidas”, disse Fernanda.

Vestibular 2022: Unipar oferta mais de 90 cursos de graduação

 

Opções são nas modalidades presencial, semipresencial e EAD; acesse o site www.unipar.br ou a central do candidato (45) 3321-1329 (whatsapp)

 

Agora é a sua vez! Esse é slogan da campanha do Vestibular Unipar 2022, que já está no ar. Referência pela tradição no ensino superior, a Universidade Paranaense – Unipar oferta um leque de possibilidades, são opções em todas as áreas do conhecimento. Cursos tradicionais e novos fazem parte da lista.

Há mais de 90 opções, somando as modalidades presencial, semipresencial e na educação a distância. Só no presencial são 22 possibilidades. Confira:

 

Cursos Presenciais

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência de Dados, Ciências Contábeis, Construção de Edifícios, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Marketing Digital, Odontologia, Psicologia, e Sistemas para Internet.

 

Inscrições gratuitas

As inscrições estão disponíveis e podem ser feitas no site www.unipar.br, gratuitamente. Neste ano, o processo seletivo acontece de várias formas – prova agendada on-line, nota do Enem de 2010 a 2020, validação do histórico escolar do ensino médio, nota de redação de vestibulares anteriores, e diploma do ensino superior.

 

Dúvidas, informações, acesse a central do candidato pelo whatsapp (45) 3321-1329.

 

Foto arte

Vestibular Unipar está com inscrições abertas e gratuitas