Cotidiano

Primeira escola de Foz será colégio militar em 2019

Foz do Iguaçu – A governadora Cida Borghetti anunciou que o Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, de Foz do Iguaçu, será o quinto do Paraná a adotar a proposta pedagógica da Polícia Militar. Os estudantes já matriculados nas escolas que passarão a ter o sistema de ensino da PM podem optar por continuar ou não na unidade. “Era uma tratativa bastante antiga”, disse a governadora em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Durante o ato, ela formalizou o lançamento dos editais de seleção de novos alunos aos Colégios Militares de Maringá (noroeste) e Cornélio Procópio (norte).

O documento que será assinado na próxima semana indicará os comandantes da unidade e dá início aos procedimentos pedagógicos, de classificação de alunos e de adaptação dos estudantes que já frequentam as instituições. Cida disse que os colégios da Polícia Militar de Curitiba e Londrina são exemplos em qualidade de ensino e, por esse motivo, está havendo a interiorização desse modelo.

A comandante da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, afirmou que os alunos que já estudam nos colégios poderão continuar matriculados sem necessidade de fazer o concurso. “Esse edital regulamenta o processo seletivo apenas para os novos alunos que devem ingressar nas unidades em 2019”, disse. O edital deverá ser publicado no site da PM e cerca de 50% das vagas são para filhos de policiais militares.

Segundo Audilene, as escolas passarão por reformas estruturais, como pinturas e adequação. Além disso, o uniforme passa a ser obrigatório e os alunos precisam obedecer regras e normas típicas de formação militar. “A gente procura incentivar a prática esportiva que é feita no contraturno, a questão do civismo, de respeito aos mais velhos, além da disciplina para que os alunos possam enfrentar os desafios do futuro”, afirmou.

Com a mudança, os diretores passam a ser indicados e não eleitos pela comunidade.

Parceria

A proposta pedagógica do Colégio da Polícia Militar é a mesma da rede estadual de ensino elaborada pela Secretaria de Estado da Educação. Os professores, a equipe pedagógica e os agentes de apoio, além da merenda e recursos do Fundo Rotativo serão cedidos pela Secretaria da Educação. Os diretores-gerais, diretores auxiliares e secretários serão cedidos pela Polícia Militar.

Patrimônio

O Bartolomeu Mitre é reconhecido como patrimônio histórico de Foz do Iguaçu. A unidade foi criada em 1927 pelo então governador Caetano Munhoz da Rocha ainda na gestão do prefeito Jorge Schimmelpfeng, com a denominação Grupo Escolar Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Após a mudança de governo, passou a se chamar Grupo Escolar Bartolomeu Mitre, em homenagem ao general argentino pelo seu desempenho na Tríplice Aliança, durante a Guerra do Paraguai.