Variedades

Primavera dos museus tem exposições e oficinas

Começou ontem e segue até sábado em todo o Paraná a programação da 12ª Primavera dos Museus. O evento é promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com os municípios. Diversas instituições do País participam com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e abertura de exposições.

Com o tema “Celebrando a educação em museus", o objetivo do Ibram é colocar em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Programação no oeste do Paraná

Em Cascavel, várias atrações estão previstas até o fim de outubro e uma delas é a exposição Primavera das Letras da Academia Cascavelense de Letras, que segue até dia 28 de setembro. São poesias, prosas, romances, métricas, rimas e relatos em uma exibição literária na Sala Verde anexo à Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos.

De 19 de setembro até 31 de outubro será realizada a exposição fotográfica de Frodo Budke, considerado um dos mais importantes fotógrafos especializados do País em aves e pássaros. Sob a curadoria do fotógrafo Murilo Ito, a exposição fica no MAC (Museu de Arte de Cascavel).

No mesmo período tem a exposição C.D.E – Anotações Visuais do Fotógrafo Luis Fernando Fraudoloso e Alessandro Ruaro, com a curadoria de Luiz Amoroso. Essa também é uma das atrações da Primavera dos Museus e trará um olhar único e particular de imagens que se complementam e representam as experiências vivenciadas pelos dois fotógrafos ao longo de cinco dias e cinco noites em Cidade do Leste com anotações imagéticas sobre a cidade.

De 20 a 30 de setembro será realizada a exibição dos 50 anos do artista plástico Dirceu Rosa, intitulada "50 anos criando com as mãos". O artista é um dos mais renomados escultores paranaenses e completa o cinquentenário da carreira com o lançamento de um livro sobre as suas conquistas em 228 páginas de muita emoção. As obras do artista ficam espalhadas no hall de entrada do Teatro Municipal Sefrin Filho e na parte externa. A abertura da mostra será às 20h do dia 20 de setembro. A entrada é gratuita.

Oficina de arte francesa

No dia 21, das 14h às 17h, no Centro Cultural Gilberto Mayer, a programação conta com uma oficina de arte francesa com Paulo Mano. A oficina tem o intuito de transmitir o olhar voltado para a preservação das peças históricas. A oficina é gratuita, as inscrições podem ser feitas com antecedência pelo telefone (45) 3902-1442. A lista de materiais será dada no ato da inscrição.

Visitas guiadas e música do toca-discos

De 13 a 23 de setembro, das 9h às 16h30 serão realizadas visitas guiadas no Museu Histórico Celso Formighieri Sperança com acompanhamento de um profissional da área que irá explanar sobre painéis, fotos e peças históricas que compõem o museu.

A programação segue com a exposição "No tempo do toca discos", com toca-discos nos quais os visitantes podem levar e ouvir discos de vinil.

O museu fica anexo ao Centro Cultural Gilberto Mayer.