Policial

Polícia do Paraná dobra apreensões de maconha

Número de apreensões é reflexo do início da safra no Paraguai

Cascavel – Mais de 500 quilos por dia. Esse foi o resultado das apreensões de maconha feitas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar), Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) e parte do que foi retirado de circulação pela Polícia Federal de Cascavel no último fim de semana.

Ao todo foram mais de 20 toneladas da droga que circula em grande quantidade nos últimos meses na região devido ao período de safra no Paraguai. A maior quantidade do entorpecente apreendida é da PRF, 9,9 toneladas. O número equivale a todas as autuações feitas no Estado.

A Delegacia da Polícia Federal de Cascavel, que engloba mais de 60 municípios, apreendeu somente em um fim de semana, mais de três toneladas de maconha. Segundo um policial federal, que não quis se identificar, o grande número de apreensões é reflexo do início da safra no Paraguai.

“A maconha plantada no Paraguai tem 80% do mercado consumidor no Brasil. E a facilidade de acesso faz com que o Paraná seja uma das rotas mais conhecidas pelos traficantes”.

Englobando as regiões Oeste e Sudoeste do Estado, o 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar) retirou de circulação mais de 5,7 toneladas de maconha nos meses de maio a junho deste ano.

Um balanço do primeiro trimestre de 2015 foi divulgado pela SESP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) apontando que mais de 13,7 toneladas de drogas foram apreendidas pelas autoridades policiais do Estado.

Já a Denarc tirou de circulação mais de 1,4 tonelada de entorpecentes, em menos de dois meses de apreensões. Os dados foram repassados ao O Paraná e é mais de 70% a mais do que o retirado de circulação no mesmo período do ano passado. Os números são referentes aos trabalhos desenvolvidos não só em Cascavel, mas em outros municípios da região que englobam a área da 15ª SDP (Subdivisão Policial).

(Com informações de Tissiane Merlak)