Londrina/PR – Na manhã desta sexta-feira (27/11) a Polícia Federal deflagrou a Operação Tredo, com o objetivo de desestruturar grupo criminoso da região de Santo Antônio da Platina responsável pela lavagem de dinheiro proveniente de sonegação de tributos e de contribuições previdenciárias.

As investigações tiveram início em 2019 e constataram a prática de ocultação e dissimulação de patrimônio através da utilização de empresas inidôneas, conhecidas popularmente como “empresas de fachada” que eram registradas em nome de terceiros (“laranjas”) e administradas efetivamente pelo líder do grupo, na maioria dos casos por meio de procurações, bem como através da aquisição de bens móveis e imóveis também registrados em nome de terceiros, inclusive de familiares.

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, sendo apreendido um veículo de luxo importado. Ainda estão sendo realizadas diligências para a apreensão de um helicóptero. As ordens judiciais foram expedidas pela 23ª Vara Federal da Curitiba.

O nome da operação, “Tredo”, faz alusão à qualidade de quem age com falsidade a uma obrigação, a um dever, no caso o recolhimento dos tributos devidos.

Os investigados responderão, em princípio, pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, além de outros que podem ser revelados com a conclusão das investigações.

 

Comunicação Social da Polícia Federal