Esportes

Parque Olímpico do Rio passa ao governo federal e ganha Muro dos Campeões

muro.jpgEm cerimônia nesta sexta-feira, o Parque Olímpico do Rio foi transferido da Prefeitura para o governo federal, via Ministério dos Esportes. Foi inaugurado também o Muro dos Campeões, com os nomes de todos os 2.568 ganhadores de medalhas nos Jogos do Rio. Montado na Via Olímpica, alameda que liga todas as instalações do parque, ele é formado por dez painéis de aço em curva, cada um com 9m de comprimento e 3,4m de altura. Também estão no muro reproduções das medalhas de 8,5 cm de aço inox: 834 simbolizam as de ouro, outras 834 as de prata e 900 as de bronze. Em cada medalha, os visitantes poderão conferir nomes dos países e, nos casos de esportes individuais, os nomes dos atletas campeões.

O Ministério do Esporte vai administrar as Arenas Cariocas 1 e 2, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico. O plano de uso das instalações será definido em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e participação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e das confederações esportivas.

O Parque Olímpico da Barra e as instalações permanentes do Parque Olímpico de Deodoro integrarão o Centro Olímpico de Treinamento (COT), que ocupará o topo da Rede Nacional de Treinamento, assim chamada pelo Ministério dos Esportes e em estruturação no país, com objetivo de formar legado para a excelência do esporte brasileiro.

Fazem parte da Rede Nacional, no Rio, também as unidades militares e a Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que foram adaptadas e utilizadas como locais de treinamento durante os Jogos. Faz parte, ainda, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), instalado na UFRJ.