Cotidiano

Parque da Ciência fará live sobre Saturno e Júpiter nesta sexta, com transmissão de imagens espaciais

O evento virtual começará às 19h30, no canal de YouTube Parque da Ciência PR, e será conduzido pelo diretor do Parque, Anisio Lasievicz

Parque da Ciência fará live sobre Saturno e Júpiter nesta sexta, com transmissão de imagens espaciais

Parque da Ciência Newton Freire Maia promove nesta sexta-feira (6) mais uma edição da série de lives Noites no Parque. O tema, desta vez, será “Júpiter e Saturno — Gigantes do Sistema Solar”. Haverá transmissão em tempo real de imagens dos dois planetas (excepcionalmente proeminentes no céu neste mês de agosto) captadas por telescópios.

A live começará às 19h30, no canal de YouTube Parque da Ciência PR, e será conduzida pelo diretor do Parque, Anisio Lasievicz. Ele organizará um bate-papo sobre as características de Júpiter e Plutão — os maiores planetas do Sistema Solar – e sobre a possibilidade de vida nas luas que os orbitam, como Europa (que orbita Júpiter) e Titã (que orbita Saturno).

“Existe a possibilidade de haver grandes quantidades de água, e água líquida, nessas luas, o que pode ser indício de possibilidade de vida. Então, existe bastante interesse astrobiológico em relação a elas”, explica Anísio. “Estão previstas missões bem importantes para fazer análises detalhadas e chegar a conclusões”.

NOITES NO PARQUE – As lives são a versão on-line de uma série de eventos que acontecia presencialmente no Parque da Ciência antes da pandemia. Eram montados no local telescópios e um telão, enquanto aconteciam conversas sobre conceitos de astronomia e curiosidades. “Nós recebíamos, em média, 700 pessoas em cada Noite no Parque, para observar os astros”, conta o diretor.

Esta é a quarta edição on-line do evento, que aceita sugestões de temas do público. Alguns dos que já foram abordados são Super Lua, buracos negros e constelações.

PARQUE DA CIÊNCIA – O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um centro de divulgação científica e tecnológica da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Está localizado no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.