COTIDIANO

Parcerias internacionais potencializam atuação do Sistema Fiep

18 de junho de 2022 às 07:00
Publicidade

Buscar parcerias internacionais é uma das estratégias do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para promover ações para a competitividade das empresas e para o desenvolvimento da sociedade. Recentemente, a entidade firmou e prospectou colaborações para promover projetos em conjunto com organismos do exterior.

No início de junho, foi renovado um acordo mantido desde 2009 com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar). Pela parceria, a entidade abriga em sua estrutura o CIFAL Curitiba – Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes. Com 22 unidades no mundo, a Rede CIFAL desenvolve programas de capacitação e promove colaborações em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. A assinatura simbólica do novo acordo foi feita durante videoconferência que reuniu o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, e o diretor da Divisão de Pessoas e Inclusão Social do Unitar, Alex Mejía.

 

Inovação – Já em busca de parcerias que gerem resultados para a competitividade das indústrias, Carlos Valter e o gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Luz Lopes, estiveram recentemente em uma missão técnica na Europa.

 

Na Alemanha, foram visitadas duas unidades do Instituto Fraunhofer, a mais renomada rede de pesquisa aplicada da Europa. Na Espanha, conheceram o [email protected] Barcelona, um dos primeiros distritos de inovação do mundo. A imersão serve de inspiração para o desenvolvimento de um estudo que pretende transformar o Campus da Indústria, em Curitiba, em um parque tecnológico de mobilidade. Já em Portugal, foi visitado o AtlanticHub, empresa que apoia empresários brasileiros na internacionalização de seus negócios para o mercado europeu.

 

“Essa viagem trouxe diversos benefícios, tendo em vista que firmamos parcerias e demonstramos nosso real interesse de investimento em projetos mais complexos”, ressalta Lopes.

 

SAIBA MAIS

Acesse senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/blog ou aponte a câmera do seu celular aqui >

 

(Crédito da foto: Divulgação)

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE