Cotidiano

Paranaenses podem participar do Hackathon da NASA

A partir de iniciativa de Campo Morão, evento de inovação online é aberto para interessados de todo o estado

Paranaenses podem participar do Hackathon da NASA

Nos dias 2 e 3 de outubro, será realizada uma edição da Space Apps Challenge, maratona de programação online organizada pela NASA, a agência espacial norte-americana. Simultâneo em 87 países, o evento é voltado para artistas, designers, engenheiros, empreendedores, pesquisadores e, entre outros, estudantes de todas as áreas, de qualquer localidade. A participação é gratuita, basta fazer a inscrição pelo site: Campo Mourão, Paraná State – Space Apps Challenge | 2021 (https://2021.spaceappschallenge.org/locations/campo-mour%C3%83%C2%A3o-paran%C3%83%C2%A1-state/welcome).

A atividade conta com a parceria do Sebrae/PR, Prefeitura de Campo Mourão, Idea 5 e sob o guarda-chuva do evento Empreende Week. O objetivo é que por meio da maratona, os participantes criem soluções inovadoras para resolver problemas do mundo, podendo utilizar dados abertos da NASA e de outras nove agências espaciais, inclusive a brasileira.

“No começo do ano realizamos o pedido para sermos sede do evento. Apresentamos o trabalho que estamos fazendo no ecossistema de inovação e número de startups desenvolvidas nos últimos anos. Por conta dessa movimentação, formos aprovados para rodar o hackathon em Campo Mourão, o que traz visibilidade para o município”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo.

Para participar, é preciso formar equipes dispostas a se dedicar a criar soluções entre 9h do dia 2 de outubro e 23h59 do dia 3. O consultor recomenda que o grupo seja multidisciplinar. A solução ganhadora da edição de Campo Mourão será selecionada para a etapa global, que dará ao vencedor o direito de visitar a NASA.

Para o diretor-geral na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma, o hackathon ajudará a estimular a inovação entre públicos distintos. “O evento atrai pessoas que não são especificamente da área de tecnologia para pensar inovação. É uma forma de começarmos a furar bolhas e trazer os jovens para criar. Além disso, o evento prestigia nosso município, já que poucas cidades no Paraná vão recebê-lo”, comenta.

Na edição de 2020 do Space Apps Challenge, que está completando dez anos, 26 mil pessoas de diversos países desenvolveram novos produtos ou serviços, conforme os desafios propostos pela NASA. O primeiro teve a participação de 2 mil pessoas, em 17 países. O evento cresceu em decorrência da pandemia, com mais de 40 mil participantes, em mais de 80 países, engajados em soluções para causas como a covid-19.