32 medalhas das 79 conquistadas, e o primeiro lugar geral, pelos atletas paranaenses nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no Rio de Janeiro, são de bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica,  criado pelo Governo do Estado em 2011.

O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Os atletas foram homenageados nessa terça-feira (09), em Curitiba, pelo Governo do Estado em solenidade na sede da Superintendência Geral de Esporte.

Entre os homenageados e bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica, está a judoca Daniela Yumi Yokoyama. Treinando desde os dois anos, Daniela foi campeã peso médio -58 kg nos Jebs. Para ela, a competição teve emoção, crescimento pessoal e muito aprendizado. “Os Jebs foram uma experiência inesquecível”, disse ela. “A emoção de entrar no parque olímpico, a oportunidade de participar de uma competição dessa magnitude é inexplicável. Foi um campeonato que me proporcionou crescimento não só como atleta, mas também como pessoa”, acrescentou. Agora, Daniela segue focada após subir no lugar mais alto do pódio e teve a certeza do amor pelo judô.

Outro destaque da competição e bolsista do programa é a atleta Julia Ricardo, representando a ginástica rítmica. Foi campeã individual geral e integrou a equipe paranaense que conquistou ouro na classificação geral. Somando as conquistas, voltou ao pódio com duas pratas: aparelho arco e aparelho maças. “Participar dos Jebs foi uma experiência. Foram dias incríveis e muito marcantes”, conta a atleta do Clube Agir de Curitiba.

NOVIDADE – Após a delegação paranaense voltar campeã dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) no Rio de Janeiro, os estudantes-atletas receberam uma novidade:  os participantes estão classificados para as bolsas-atletas, categoria formador, na edição 2022 do Programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP).

“Trabalhamos com mais de 100 mil jovens nos Jogos Escolares do Paraná. Com a boa notícia das bolsas de seis meses, queremos que o Governo do Paraná incentive e patrocine desde cedo. Então, temos um incentivo a mais”, afirmou o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski.

O embaixador dos Jebs, ex-jogador Giba, participou da cerimônia e ressaltou a importância dos professores e das competições escolares para a formação dos atletas. “Hoje estão aqui representando a bandeira do Paraná. Daqui a pouco estão representando o Brasil, levando os princípios do esporte. Vocês são o futuro do esporte e o esporte começa na escola”, disse Giba.

Para 2022, os estudantes-atletas de modalidades olímpicas terão a bolsa-atleta na categoria formador.

(AEN)