Opinião

Panorama regional do dia 18 de dezembro de 2019

Panorama regional do dia 18 de dezembro de 2019

Intercâmbio de Segurança Turística

Os 45 agentes que participaram da primeira turma do Intercâmbio de Segurança Turística e Trânsito da Tríplice Fronteira receberam os certificados de conclusão do treinamento. Eles fazem parte de órgãos de segurança e fiscalização dos municípios Presidente Franco (PY), Hernandárias (PY), Cidade do Leste (PY), Puerto Iguazu (AR) e Foz do Iguaçu (BR). O intercâmbio vai auxiliar e padronizar o atendimento aos visitantes do Brasil, do Paraguai e da Argentina. Para o próximo ano já estão programadas outras três turmas. Ao todo, o programa qualificará 180 agentes de segurança dos três países até 2020.

Ecopontos e caminhão

A Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu recebeu um caminhão 0 km para ser utilizado na coleta de lixo e do material reciclável com capacidade para 11.500 kg. A Divisão de Meio Ambiente registrou ainda que foram construídos quatro ecopontos, espaços cobertos e fechados para onde a população deve levar seu material reciclável, nas Comunidades de Nossa Senhora do Carmo, Fazenda Veroneze, Cerro Azul/Vila Rural e São Luiz do Iguaçu.

Castração de animais

O Município de Capanema vai receber um caminhão-pipa que servirá para molhar estradas e calçamentos antes de serem compactados, regar plantas e, em casos de estiagem, transportar água para localidades que fiquem desabastecidas. Também foi destinada verba para castração gratuita de cães e gatos. A castração dos animais seguirá critérios do programa do governo estadual, melhorando não só a qualidade de vida dos animais, mas da população em geral.

Inscrições IFPR

Estão abertas até 23 de janeiro as inscrições para o Processo Seletivo 2020 dos cursos EAD IFPR do Polo de Corbélia. São quatro opções de cursos técnicos em nível médio subsequente: Administração. Agente Comunitário de Saúde, Logística e Meio Ambiente.  Inscrições no site ifpr.edu.br. Mais informações pelo telefone (45) 3242-8886 e ainda na Secretaria de Educação de Corbélia.

Entrega de prêmios

Nesta quarta-feira (18), os santa-helenenses têm mais uma oportunidade de aproveitar os shows do Natal Iluminado, além da tão esperada entrega dos prêmios do primeiro sorteio do programa Compra Premiada, na Praça Central. Sexta-feira (19) tem show do Padre Reginaldo Manzotti e banda Evangelizar é Preciso no Balneário de Santa Helena. O evento terá início às 19h30 e a entrada é gratuita.

Show

Para encerrar as comemorações dos 67 anos de Toledo, Luan Santana faz nesta quarta-feira (18) show gratuito na Arena do Centro de Eventos Ismael Sperafico. O início está previsto para as 20h. Haverá transporte gratuito pela Sorriso de Toledo e o estacionamento também não será cobrado.

Implementos agrícolas

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon entrega nesta quarta-feira (18) um distribuidor de esterco seco para a Linha Maracanã e, amanhã, um distribuidor de ureia para a Linha Horizonte. Nas linhas Marrecos, Wilhelms e Ajuricaba já foram entregues um distribuidor de esterco líquido para cada uma. A Linha Boa Vista recebeu um distribuidor de adubo orgânico. Os repasses estão sendo realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental.