Cotidiano

Palotina tem Grupo da Dor para fisioterapia conjunta

Conceito empregado com sucesso no mundo ajuda a vencer estresse e ansiedade

Palotina – O Núcleo de Apoio à Saúde da Família realiza semanalmente o Grupo da Dor. São pacientes com dores crônicas, principalmente problemas de coluna, joelho e artroses, que se reúnem para a realização de fisioterapia conjunta.

Sob a orientação das fisioterapeutas Nara Sponchiado e Sandra Berticelli, os usuários recebem orientações sobre cuidados no domicílio e realizam alongamentos e exercícios. Além disso, há uma roda de conversa que estimula a troca de experiências entre os participantes do grupo, especialmente sobre temas ligados à saúde.

Recentemente, o grupo passou a desenvolver a arteterapia. Com a supervisão da estagiária do curso de Artes Visuais, Karla Rühle, os participantes recebem um desenho em preto e branco e colorem o mesmo utilizando lápis de cor, canetinhas e giz de cera. A ideia é que cada um solte a sua criatividade e vá pintando conforme as suas preferências e personalidade.

Durante o ano, vários desenhos serão pintados e cada participante vai compor um livro de pinturas, que será entregue encadernado no final. A arteterapia é uma técnica mundialmente empregada para diminuir o estresse, a ansiedade e até traumas e conflitos internos, contribuindo para estimular o potencial criativo de cada pessoa.